Josué 9

9 Quando a notícia chegou a todos os reis que ficavam do lado oeste do Jordão, os que estavam na região montanhosa, na Sefelá, ao longo de toda a costa do Grande Mar e em frente ao Líbano os hititas, os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus e os jebuseus —,
eles formaram uma aliança para lutar contra Josué e Israel.
Os habitantes de Gibeão também ouviram falar sobre o que Josué havia feito a Jericó e a Ai.
Por isso, eles agiram com astúcia: colocaram provisões em sacas velhas e as puseram sobre seus jumentos, junto com odres de vinho rebentados e remendados.
Puseram também sandálias gastas e remendadas nos pés, e vestiram roupas gastas. Todo o pão que levavam estava seco e quebradiço.
Depois foram a Josué no acampamento em Gilgal e disseram a ele e aos homens de Israel: “Viemos de uma terra distante. Agora, façam um pacto conosco.”
Mas os homens de Israel disseram aos heveus: “Talvez vocês morem perto de nós. Como podemos então fazer um pacto com vocês?”
Eles responderam a Josué: “Somos seus servos.” Então Josué lhes perguntou: “Quem são vocês e de onde vieram?”
Eles responderam: “Seus servos vieram de uma terra bem distante por causa do nome de Jeová, seu Deus, pois ouvimos falar da sua fama e de tudo o que ele fez no Egito,
e de tudo o que fez aos dois reis dos amorreus do outro lado do Jordão, a Siom, rei de Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que morava em Astarote.
Por isso, os nossos anciãos e todos os habitantes da nossa terra nos disseram: ‘Peguem provisões para a viagem e vão ao encontro deles. Digam-lhes: “Seremos seus servos; por isso, façam um pacto conosco.”’
Este pão que trouxemos como provisão para nós ainda estava quente no dia em que saímos das nossas casas para vir até vocês. Agora você pode ver que está seco e quebradiço.
E estes odres de vinho estavam novos quando os enchemos, mas agora rebentaram. E nossas roupas e sandálias ficaram gastas por causa da viagem muito longa.”
Em vista disso, os homens de Israel pegaram algumas das provisões deles, mas não consultaram a Jeová.
Então Josué fez paz com eles e um pacto para que continuassem a viver, e os maiorais da assembleia lhes fizeram um juramento sobre isso.
Três dias depois de terem feito um pacto com eles, ficaram sabendo que moravam perto deles, na vizinhança.
Os israelitas partiram então e chegaram às cidades deles no terceiro dia; suas cidades eram Gibeão, Quefira, Beerote e Quiriate-Jearim.
Mas os israelitas não os atacaram, visto que os maiorais da assembleia tinham feito um juramento a eles por Jeová, o Deus de Israel. Por isso, toda a assembleia começou a se queixar contra os maiorais.
Em vista disso, todos os maiorais disseram a toda a assembleia: “Visto que nós lhes fizemos um juramento por Jeová, o Deus de Israel, não podemos fazer nada contra eles.
Faremos o seguinte: vamos deixá-los viver, para que não haja indignação contra nós por causa do juramento que lhes fizemos.”
E os maiorais acrescentaram: “Que eles vivam, mas que se tornem cortadores de lenha e tiradores de água para toda a assembleia.” Foi isso que os maiorais lhes prometeram.
Josué os chamou então e lhes perguntou: “Por que vocês nos enganaram, dizendo: ‘Somos de um lugar muito longe de vocês’, quando na verdade moram bem no nosso meio?
De agora em diante, vocês são amaldiçoados, e sempre serão escravos, trabalhando como cortadores de lenha e tiradores de água para a casa do meu Deus.”
Eles disseram a Josué: “Agimos assim porque se disse claramente a nós, seus servos, que Jeová, seu Deus, havia ordenado a Moisés, Seu servo, que desse a vocês toda esta terra e eliminasse todos os habitantes dela de diante de vocês. Por isso, tememos pelas nossas vidas, por sua causa, e esse é o motivo de termos agido assim.
Agora estamos nas suas mãos. Faça conosco o que achar bom e justo.”
E foi isto que Josué fez: ele os livrou das mãos dos israelitas, e eles não os mataram.
Mas naquele dia Josué fez deles cortadores de lenha e tiradores de água para a assembleia e para o altar de Jeová no lugar que Ele escolhesse, e eles continuam a fazer isso até hoje.