Josué 10
0 Assim que Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, ouviu falar que Josué havia tomado Ai e a havia entregado à destruição, fazendo a Ai e ao seu rei o mesmo que havia feito a Jericó e ao seu rei, e que os habitantes de Gibeão tinham feito paz com Israel e permaneciam entre eles,
ele ficou apavorado, porque Gibeão era uma cidade grande, como uma das cidades reais. Era maior do que Ai, e todos os seus homens eram guerreiros.
Por isso, Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, mandou a seguinte mensagem a Hoão, rei de Hebrom, a Pirão, rei de Jarmute, a Jafia, rei de Laquis, e a Debir, rei de Eglom:
“Venham ajudar-me a atacar Gibeão, visto que ela fez paz com Josué e com os israelitas.”
Com isso, os cinco reis dos amorreus — o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis e o rei de Eglom — se ajuntaram e, com os seus exércitos, foram e acamparam para atacar Gibeão.
Os homens de Gibeão mandaram então dizer a Josué, no acampamento em Gilgal: “Não abandone os seus escravos. Venha depressa! Salve-nos e ajude-nos! Todos os reis dos amorreus da região montanhosa se uniram contra nós.”
Assim Josué partiu de Gilgal com todos os homens de guerra e os guerreiros valentes.
Jeová disse então a Josué: “Não tenha medo deles, pois os entreguei a você. Nenhum deles poderá se manter firme contra você.”
Josué os atacou de surpresa, depois de ter marchado a noite toda desde Gilgal.
Jeová os lançou em confusão diante de Israel, e este lhes causou uma grande matança em Gibeão, perseguindo-os na subida de Bete-Horom e matando-os por todo o caminho até Azeca e Maquedá.
Enquanto fugiam de Israel e estavam na descida de Bete-Horom, Jeová lançou do céu grandes pedras de granizo sobre eles, até Azeca, e eles morreram. De fato, mais pessoas morreram por causa do granizo do que pela espada dos israelitas.
No dia em que Jeová derrotou os amorreus diante dos olhos dos israelitas, Josué disse a Jeová diante de Israel: “Sol, fique parado sobre Gibeão, E lua, sobre o vale de Aijalom!”
Assim, o sol ficou parado e a lua não se moveu até que a nação pôde se vingar dos seus inimigos. Isso não está escrito no livro de Jasar? O sol ficou parado no meio do céu e não teve pressa em se pôr durante cerca de um dia inteiro.
Nunca houve um dia igual àquele, nem antes nem depois, quando Jeová escutou a voz de um homem, pois Jeová estava lutando por Israel.
Depois disso, Josué voltou ao acampamento em Gilgal junto com todo o Israel.
Enquanto isso, os cinco reis fugiram e se esconderam na caverna de Maquedá.
Então foi dito a Josué: “Os cinco reis foram encontrados escondidos na caverna de Maquedá.”
Portanto, Josué disse: “Rolem grandes pedras à entrada da caverna e coloquem homens ali para vigiá-los.
Mas o restante de vocês não deve parar. Persigam seus inimigos e golpeiem-nos pela retaguarda. Não os deixem entrar nas cidades deles, pois Jeová, seu Deus, os entregou nas suas mãos.”
Josué e os israelitas lhes causaram uma grande matança, a ponto de eliminá-los, com exceção de alguns sobreviventes que escaparam e entraram nas cidades fortificadas.
Então todo o povo retornou são e salvo a Josué, no acampamento em Maquedá. E ninguém ousou dizer uma palavra contra os israelitas.
Josué disse então: “Abram a entrada da caverna e tragam para fora os cinco reis.”
Assim, eles tiraram estes cinco reis da caverna: o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis e o rei de Eglom.
Quando levaram esses reis a Josué, ele convocou todos os homens de Israel e disse aos comandantes dos homens de guerra que haviam ido com ele: “Aproximem-se. Coloquem os pés sobre a nuca desses reis.” Então eles se aproximaram e colocaram os pés sobre a nuca deles.
Josué disse-lhes então: “Não tenham medo nem fiquem apavorados. Sejam corajosos e fortes, pois isso é o que Jeová fará a todos os seus inimigos, contra quem vocês lutarem.”
Então Josué os golpeou e os matou, e os pendurou em cinco madeiros; e eles ficaram pendurados nos madeiros até o fim da tarde.
Ao pôr do sol, Josué ordenou que eles fossem tirados dos madeiros e jogados na caverna em que tinham se escondido. Depois grandes pedras foram colocadas na entrada da caverna, e elas permanecem lá até hoje.
Naquele dia, Josué tomou Maquedá e a golpeou com a espada, entregando seu rei e todos que havia nela à destruição, sem deixar nenhum sobrevivente. Ele fez com o rei de Maquedá o mesmo que havia feito com o rei de Jericó.
Então Josué foi de Maquedá a Libna, junto com todo o Israel, e lutou contra Libna.
Jeová também entregou aquela cidade e seu rei nas mãos de Israel, e eles golpearam com a espada tanto a ela como a todos que havia nela, sem deixar nenhum sobrevivente. Assim, fizeram com o seu rei o mesmo que haviam feito com o rei de Jericó.
A seguir, Josué foi de Libna a Laquis, junto com todo o Israel, e acampou ali e lutou contra ela.
Jeová entregou Laquis nas mãos de Israel, e eles a tomaram no segundo dia. Golpearam com a espada tanto a ela como a todos que havia nela, assim como haviam feito a Libna.
Horão, rei de Gezer, subiu então para ajudar Laquis, mas Josué golpeou a ele e ao seu povo até não restar nenhum sobrevivente.
Então Josué foi de Laquis a Eglom, junto com todo o Israel, e acampou ali e lutou contra ela.
Eles a tomaram naquele dia e a golpearam com a espada. Naquele dia entregaram todos que havia nela à destruição, assim como haviam feito a Laquis.
Josué foi então de Eglom a Hebrom, junto com todo o Israel, e lutou contra ela.
Eles a tomaram e a golpearam com a espada, tanto ao seu rei como aos seus povoados e a todos que havia nela, sem deixar nenhum sobrevivente. Assim como havia feito a Eglom, assim ele entregou todos que havia nela à destruição.
Por fim, Josué foi a Debir, junto com todo o Israel, e lutou contra ela.
Ele tomou tanto a ela como ao seu rei e a todos os seus povoados, e os golpearam com a espada, entregando todos que havia nela à destruição, sem deixar nenhum sobrevivente. Ele fez a Debir e ao seu rei assim como havia feito a Hebrom, e a Libna e seu rei.
Josué conquistou toda a terra — a região montanhosa, o Neguebe, a Sefelá e as encostas — e todos os seus reis, sem deixar nenhum sobrevivente; tudo o que respirava ele entregou à destruição, assim como Jeová, o Deus de Israel, havia ordenado.
Josué os conquistou desde Cades-Barneia até Gaza, e toda a terra de Gósen, e até Gibeão.
Josué capturou todos esses reis e sua terra numa só campanha militar, porque era Jeová, o Deus de Israel, quem estava lutando por Israel.
Então Josué voltou ao acampamento em Gilgal junto com todo o Israel.