Josué 4
“Escolham 12 homens dentre o povo, um homem de cada tribo,
e deem-lhes a seguinte ordem: ‘Peguem 12 pedras do meio do Jordão, do lugar onde os pés dos sacerdotes ficaram parados; levem-nas com vocês e coloquem-nas no lugar onde vocês passarão a noite.’”
Então Josué chamou os 12 homens que havia designado dentre os israelitas, um homem de cada tribo,
e Josué lhes disse: “Passem adiante da Arca de Jeová, seu Deus, até o meio do Jordão, e cada um de vocês deve pôr uma pedra sobre o ombro, segundo o número das tribos dos israelitas,
para servir de sinal no seu meio. Se mais tarde os seus filhos lhes perguntarem: ‘Por que estas pedras estão aqui?’
vocês lhes responderão: ‘É porque as águas do Jordão foram represadas diante da Arca do Pacto de Jeová. Quando ela atravessou o Jordão, as águas do Jordão foram represadas. Estas pedras servirão permanentemente de recordação para o povo de Israel.’”
Portanto, os israelitas fizeram assim como Josué havia ordenado. Pegaram 12 pedras do meio do Jordão, assim como Jeová havia instruído a Josué, uma para cada tribo dos israelitas. Eles as levaram para o lugar onde passariam a noite e as colocaram ali.
Josué também colocou de pé 12 pedras no meio do Jordão, no lugar onde tinham ficado os pés dos sacerdotes que carregaram a Arca do Pacto, e as pedras continuam lá até hoje.
Os sacerdotes que carregavam a Arca permaneceram parados no meio do Jordão até que se fez tudo o que Jeová havia ordenado ao povo por meio de Josué, em harmonia com tudo o que Moisés havia ordenado a Josué. Enquanto isso, o povo fazia a travessia apressadamente.
Assim que todo o povo tinha terminado a travessia, a Arca de Jeová e os sacerdotes fizeram a travessia à vista do povo.
E os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés fizeram a travessia em formação de batalha na frente dos outros israelitas, assim como Moisés lhes havia instruído.
Cerca de 40.000 soldados armados para a batalha fizeram a travessia diante de Jeová rumo às planícies desérticas de Jericó.
Naquele dia, Jeová enalteceu Josué aos olhos de todo o Israel. E eles o respeitaram profundamente durante todos os dias da vida dele, assim como haviam respeitado profundamente a Moisés.
Jeová disse então a Josué:
“Ordene aos sacerdotes que carregam a Arca do Testemunho que saiam do Jordão.”
Portanto, Josué ordenou aos sacerdotes: “Saiam do Jordão.”
Quando os sacerdotes que carregavam a Arca do Pacto de Jeová saíram do meio do Jordão, e os pés dos sacerdotes pisaram em terra seca, as águas do Jordão retomaram o seu curso e inundaram as margens, assim como antes.
O povo saiu do Jordão no dia dez do primeiro mês e acampou em Gilgal, na fronteira leste de Jericó.
Quanto às 12 pedras que eles haviam tirado do Jordão, Josué as colocou de pé em Gilgal.
Então ele disse aos israelitas: “No futuro, quando os filhos perguntarem aos pais: ‘O que significam estas pedras?’,
vocês explicarão aos filhos: ‘Israel atravessou o Jordão em terra seca
quando Jeová, seu Deus, secou as águas do Jordão diante deles até que o tivessem atravessado, assim como Jeová, seu Deus, havia feito com o mar Vermelho quando o secou diante de nós até que o tivéssemos atravessado.
Ele fez isso para que todos os povos da terra saibam como a mão de Jeová é poderosa, e para que vocês sempre temam a Jeová, seu Deus.’”