Josué 3
3 Josué levantou-se então de manhã cedo, e ele e todos os israelitas partiram de Sitim e chegaram ao Jordão. Ali passaram a noite antes de fazer a travessia.
Depois de três dias, os oficiais percorreram o acampamento
e ordenaram ao povo: “Assim que virem a Arca do Pacto de Jeová, seu Deus, ser carregada pelos sacerdotes levíticos, vocês devem partir do lugar onde estão e segui-la.
Mas mantenham dela uma distância de cerca de 2.000 côvados; não se aproximem mais do que isso! Desse modo saberão que caminho seguir, pois vocês não passaram por esse caminho antes.”
Então Josué disse ao povo: “Santifiquem-se, pois amanhã Jeová fará coisas maravilhosas no seu meio.”
A seguir, Josué disse aos sacerdotes: “Peguem a Arca do Pacto e vão à frente do povo.” Assim, eles pegaram a Arca do Pacto e foram à frente do povo.
Jeová disse então a Josué: “A partir de hoje eu o enaltecerei aos olhos de todo o Israel, para que saibam que estarei com você assim como estive com Moisés.
Você deve dar esta ordem aos sacerdotes que carregam a Arca do Pacto: ‘Quando vocês chegarem à beira do rio Jordão, devem ficar parados nas águas do Jordão.’”
Então Josué disse: “Por meio disto vocês saberão que há um Deus vivente no seu meio, e que ele sem falta expulsará de diante de vocês os cananeus, os hititas, os heveus, os perizeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus.
Vejam! A Arca do Pacto do Senhor de toda a terra está indo na sua frente, para dentro do Jordão.
Agora escolham 12 homens das tribos de Israel, um homem para cada tribo.
Assim que os pés dos sacerdotes que carregam a Arca de Jeová, o Senhor de toda a terra, tocarem nas águas do Jordão, as águas do Jordão, que vêm de cima, serão represadas e ficarão paradas como uma barragem.”
Portanto, quando o povo partiu das suas tendas, pouco antes de atravessar o Jordão, os sacerdotes que carregavam a Arca do Pacto foram à frente do povo.
Assim que os carregadores da Arca chegaram ao Jordão, e os sacerdotes que carregavam a Arca colocaram os pés na beira da água (pois o Jordão transborda e inunda as suas margens durante todos os dias da colheita),
as águas rio acima ficaram paradas. Elevaram-se como uma barragem, muito longe dali, em Adão, cidade próxima de Zaretã, ao passo que as águas que desciam, na direção do mar do Arabá, o mar Salgado, se escoaram. As águas foram represadas, e o povo fez a travessia na altura de Jericó.
Enquanto os sacerdotes que carregavam a Arca do Pacto de Jeová ficaram parados em terra seca no meio do Jordão, todo o Israel fazia a travessia em terra seca, até que a nação inteira terminou de atravessar o Jordão.