Josué 5

5 Todos os reis dos amorreus que estavam do lado oeste do Jordão e todos os reis dos cananeus que estavam junto ao mar ouviram falar que Jeová tinha secado as águas do Jordão diante dos israelitas até que tivessem feito a travessia. Assim que souberam disso, ficaram desanimados e sem coragem por causa dos israelitas.
Naquela época, Jeová disse a Josué: “Faça facas de pedra e faça novamente a circuncisão dos homens de Israel.”
Portanto, Josué fez facas de pedra e circuncidou os homens de Israel em Gibeate-Aralote.
É por este motivo que Josué os circuncidou: do povo que saiu do Egito, todos os homens, os homens de guerra, haviam morrido no deserto, na jornada que fizeram ao sair do Egito.
Todos os que saíram do Egito eram circuncidados, mas todos os que nasceram no deserto durante a jornada que fizeram ao sair do Egito não eram circuncidados.
Os israelitas haviam andado 40 anos no deserto até que a nação inteira tinha morrido, isto é, os homens de guerra que saíram do Egito e que não obedeceram à voz de Jeová. Jeová lhes jurou que nunca os deixaria ver a terra a qual Jeová havia jurado aos seus antepassados que nos daria, uma terra que mana leite e mel.
Assim, em lugar deles colocou os seus filhos, a quem Josué circuncidou; eles eram incircuncisos porque não tinham sido circuncidados durante a jornada.
Depois que a nação inteira foi circuncidada, eles ficaram nos seus lugares no acampamento até se recuperarem.
Jeová disse então a Josué: “Hoje retirei de vocês a humilhação da parte do Egito.” De modo que aquele lugar é chamado Gilgal até hoje.
Os israelitas permaneceram acampados em Gilgal e, no dia 14 do mês, ao anoitecer, celebraram a Páscoa nas planícies desérticas de Jericó.
E no dia seguinte à Páscoa, nesse mesmo dia, começaram a comer dos produtos da terra, pães sem fermento e grãos torrados.
O maná cessou no dia em que eles comeram dos produtos da terra; não havia mais maná para os israelitas, mas eles passaram a comer dos produtos da terra de Canaã naquele ano.
Quando Josué estava perto de Jericó, levantou os olhos e viu na sua frente um homem de pé, com uma espada desembainhada na mão. Josué se aproximou dele e perguntou: “Você está do nosso lado ou do lado dos nossos adversários?”
Ele respondeu: “Eu estou aqui como príncipe do exército de Jeová.” Em vista disso, Josué se prostrou, lançando-se com o rosto por terra, e lhe disse: “O que o meu senhor tem a dizer ao seu servo?”
O príncipe do exército de Jeová disse a Josué: “Tire as sandálias dos pés, porque o lugar em que você está pisando é santo.” Josué fez isso imediatamente.