Ezequiel 45

45 “‘Quando vocês distribuírem a terra como herança, devem oferecer como contribuição a Jeová uma porção santa da terra. Seu comprimento deve ser de 25.000 côvados, e sua largura 10.000 côvados. Toda essa área será uma porção santa.
Dentro dessa área haverá um terreno quadrado para o lugar santo, de 500 côvados por 500 côvados, e ele terá de cada lado uma faixa de 50 côvados de largura para pastagens.
Dessa área, você deve medir uma área com 25.000 côvados de comprimento e 10.000 de largura, e nela ficará o santuário, algo santíssimo.
Essa será uma porção santa da terra para os sacerdotes, os que servem no santuário, que se aproximam para servir a Jeová. Será um lugar para suas casas e um lugar sagrado para o santuário.
“‘Para os levitas, os que servem no templo, haverá uma porção de terra de 25.000 côvados de comprimento e 10.000 côvados de largura, e eles terão como propriedade 20 refeitórios.
“‘Vocês devem dar como propriedade da cidade uma área de 25.000 côvados de comprimento (igual ao da contribuição sagrada) e 5.000 côvados de largura. Ela pertencerá a toda a casa de Israel.
“‘E para o maioral haverá uma terra em cada um dos dois lados da contribuição sagrada e da área destinada à cidade. Ela ficará junto à contribuição sagrada e à propriedade da cidade. Ficará no lado oeste e no lado leste. Seu comprimento, desde o limite oeste até o limite leste, ficará adjacente ao da porção de terra de uma das tribos.
Essa terra se tornará sua propriedade em Israel. Meus maiorais não mais maltratarão o meu povo, e darão o restante da terra à casa de Israel segundo as suas tribos.’
“Assim diz o Soberano Senhor Jeová: ‘Vocês foram longe demais, maiorais de Israel!’ “‘Ponham fim à sua violência e opressão, e façam o que é justo e certo. Parem de tomar as propriedades do meu povo’, diz o Soberano Senhor Jeová.
‘Vocês devem usar balanças exatas, uma efa exata e um bato exato.
Deve haver uma medida fixa para a efa e para o bato. O bato deve conter um décimo do ômer, e a efa também deve conter um décimo do ômer. O ômer será o padrão para as medidas.
O siclo deve equivaler a 20 geras. E 20 siclos, mais 25 siclos, mais 15 siclos serão iguais a um mané para vocês.’
“‘Esta é a contribuição que vocês devem oferecer: um sexto de uma efa a cada ômer de trigo, e um sexto de uma efa a cada ômer de cevada.
A porção concedida de azeite deve se basear na medida do bato. O bato é um décimo do coro, e dez batos são um ômer, pois dez batos equivalem a um ômer.
E devem oferecer uma ovelha a cada duzentas do rebanho de Israel. Tudo isso será usado para a oferta de cereais, para a oferta queimada e para os sacrifícios de participação em comum, a fim de se fazer expiação pelo povo’, diz o Soberano Senhor Jeová.
“‘Todo o povo da terra fará essa contribuição ao maioral de Israel.
Mas o maioral será o responsável pelas ofertas queimadas, pela oferta de cereais e pela oferta de bebida nas festividades, nas luas novas, nos sábados e em todas as festividades fixas da casa de Israel. Será ele quem providenciará a oferta pelo pecado, a oferta de cereais, a oferta queimada e os sacrifícios de participação em comum, a fim de se fazer expiação pela casa de Israel.’
“Assim diz o Soberano Senhor Jeová: ‘No primeiro mês, no primeiro dia do mês, você deve pegar um novilho sadio do rebanho e deve purificar de pecado o santuário.
O sacerdote pegará um pouco do sangue da oferta pelo pecado e o porá na ombreira do templo, nos quatro cantos da plataforma do altar e na ombreira do portão do pátio interno.
Você fará o mesmo no sétimo dia do mês, a favor de qualquer um que peque por engano ou por ignorância; e vocês devem fazer expiação pelo templo.
“‘No primeiro mês, no dia 14 do mês, vocês celebrarão a Festividade da Páscoa. Durante sete dias devem-se comer pães sem fermento.
Naquele dia, o maioral providenciará um novilho como oferta pelo pecado, a favor de si mesmo e de todo o povo da terra.
Para os sete dias da festividade, para cada um dos sete dias, ele providenciará como oferta queimada a Jeová sete novilhos sadios e sete carneiros sadios, além de um bode por dia como oferta pelo pecado.
Ele também deve providenciar uma oferta de cereais de uma efa para cada novilho e uma efa para cada carneiro, além de um him de azeite para cada efa.
“‘No sétimo mês, no dia 15 do mês, durante os sete dias da festividade, ele deve providenciar as mesmas coisas: a oferta pelo pecado, a oferta queimada, a oferta de cereais e o azeite.’”