Ezequiel 46

46 “Assim diz o Soberano Senhor Jeová: ‘O portão do pátio interno que para o leste deve ficar fechado nos seis dias de trabalho, mas no dia de sábado e no dia da lua nova ele deve ser aberto.
O maioral entrará pelo pórtico do portão e ficará junto à ombreira do portão. Os sacerdotes oferecerão a oferta queimada e os sacrifícios de participação em comum que ele trouxer, e ele se curvará no limiar do portão e então sairá. Mas o portão não deve ser fechado até o anoitecer.
O povo da terra também se curvará perante Jeová à entrada daquele portão nos sábados e nas luas novas.
“‘A oferta queimada que o maioral apresentará a Jeová no dia de sábado deve consistir em seis cordeiros e um carneiro sadios.
A oferta de cereais será de uma efa para o carneiro e, para os cordeiros, o quanto ele puder dar, além de um him de azeite com cada efa.
No dia da lua nova, a oferta consistirá em um novilho sadio do rebanho, seis cordeiros e um carneiro; todos devem ser sadios.
Ele deve oferecer uma oferta de cereais de uma efa para o novilho, uma efa para o carneiro e, para os cordeiros, o quanto estiver ao seu alcance. E ele deve oferecer um him de azeite com cada efa.
“‘Quando o maioral entrar, deve entrar pelo pórtico do portão, e deve sair pelo mesmo caminho.
E, quando o povo da terra entrar perante Jeová nas festividades, quem entrar para adorar pelo portão norte deve sair pelo portão sul, e quem entrar pelo portão sul deve sair pelo portão norte. Ninguém deve voltar pelo mesmo portão pelo qual entrou, pois todos devem sair pelo portão oposto.
Quanto ao maioral que está no meio deles, deve entrar quando eles entrarem e sair quando eles saírem.
Nas festividades e nas épocas festivas, a oferta de cereais deve ser de uma efa para o novilho, uma efa para o carneiro e, para os cordeiros, o quanto ele puder dar, além de um him de azeite com cada efa.
“‘Se o maioral providenciar uma oferta queimada ou sacrifícios de participação em comum como oferta voluntária a Jeová, o portão que para o leste será aberto para ele, e ele providenciará sua oferta queimada e seus sacrifícios de participação em comum assim como faz no dia de sábado. Depois que ele sair, o portão deverá ser fechado.
“‘Todos os dias você deve providenciar um cordeiro sadio no primeiro ano de vida, como oferta queimada a Jeová. Deve fazer isso manhã após manhã.
Junto com ele, você deve providenciar toda manhã um sexto de uma efa de farinha fina como oferta de cereais junto com um terço de um him de azeite para aspergir sobre ela, como oferta de cereais a ser feita regularmente a Jeová. Isso é um decreto permanente.
O cordeiro, a oferta de cereais e o azeite serão providenciados toda manhã, como oferta queimada regular.’
“Assim diz o Soberano Senhor Jeová: ‘Se o maioral der um presente a cada um dos seus filhos como herança, esse se tornará propriedade dos seus filhos. Será sua propriedade por herança.
Mas, se ele der parte da sua herança como presente a um dos seus servos, essa será dele até o ano da liberdade, e então retornará ao maioral. Somente a herança dada a seus filhos é que será deles permanentemente.
O maioral não deve tomar nenhuma herança do povo, forçando-os a sair das suas propriedades. É apenas da sua propriedade que ele deve dar uma herança a seus filhos, para que ninguém entre o meu povo seja tirado de sua propriedade.’”
Então ele me levou pela entrada que ficava ao lado do portão que dava acesso aos refeitórios sagrados dos sacerdotes, que davam para o norte, e eu vi ali um lugar na parte dos fundos, ao oeste.
Ele me disse: “Este é o lugar onde os sacerdotes cozinharão a oferta pela culpa e a oferta pelo pecado, e onde assarão a oferta de cereais, de modo que não levarão nada para fora ao pátio externo, o que transmitiria santidade ao povo.”
Ele me levou para fora ao pátio externo e me fez passar pelos quatro cantos do pátio, e eu vi outro pátio em cada canto do pátio externo.
Nos quatro cantos do pátio havia pátios menores que mediam 40 côvados de comprimento e 30 côvados de largura. Todos os quatro tinham o mesmo tamanho.
Havia bancadas nos quatro, em toda a volta, e por baixo das bancadas havia lugares para cozinhar as ofertas.
Então ele me disse: “Estes são os lugares onde os que servem no templo cozinham os sacrifícios do povo.”