Ezequiel 44
144 Ele me levou de volta ao portão externo do santuário, o que dava para o leste, e ele estava fechado.
2Então Jeová me disse: “Esse portão continuará fechado. Não deve ser aberto, e nenhum humano entrará por ele; pois Jeová, o Deus de Israel, entrou por ele, assim ele deve continuar fechado.
3No entanto, o maioral se sentará ali para comer pão diante de Jeová, pois ele é um maioral. Entrará pelo pórtico do portão e sairá por ele.”
4Daí ele me fez passar pelo portão norte e me levou até diante do templo. Quando olhei, vi que a glória de Jeová havia enchido o templo de Jeová. De modo que me prostrei com o rosto por terra.
5Então Jeová me disse: “Filho do homem, preste atenção e observe. Escute atentamente a tudo o que lhe digo sobre os estatutos e as leis do templo de Jeová. Preste bem atenção à entrada do templo e a todas as saídas do santuário.
6Diga à rebelde casa de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor Jeová: “Já chega das suas práticas detestáveis, ó casa de Israel!
7Quando vocês trazem estrangeiros incircuncisos no coração e na carne para dentro do meu santuário, eles profanam o meu templo. Vocês apresentam o meu pão, a gordura e o sangue, enquanto o meu pacto está sendo violado por causa de todas as suas práticas detestáveis.
8Vocês não cuidam das minhas coisas sagradas. Em vez disso, designam outros para cuidar dos deveres para com o meu santuário.”’
9“‘Assim diz o Soberano Senhor Jeová: “Nenhum estrangeiro que vive em Israel e é incircunciso no coração e na carne pode entrar no meu santuário.”’
10“‘Mas os levitas que se afastaram de mim quando Israel se desviou de mim para seguir seus ídolos repugnantes sofrerão as consequências do seu erro.
11E eles se tornarão servos no meu santuário para supervisionar os portões do templo e para servir no templo. Abaterão a oferta queimada e o sacrifício para o povo, e ficarão diante do povo para servi-lo.
12Visto que o serviram perante seus ídolos repugnantes e se tornaram para a casa de Israel uma pedra de tropeço que os levou a pecar, eu levantei minha mão contra eles em juramento’, diz o Soberano Senhor Jeová, ‘e eles sofrerão as consequências do seu erro.
13Não se aproximarão de mim para servir como meus sacerdotes, nem se aproximarão de nenhuma das minhas coisas sagradas nem das coisas santíssimas. Sofrerão sua vergonha por causa das coisas detestáveis que fizeram.
14Mas eu os encarregarei das responsabilidades para com o templo, para cuidar do serviço realizado ali e de todas as coisas que se devem fazer nele’.
15“‘Quanto aos sacerdotes levíticos, os filhos de Zadoque, que cuidaram das responsabilidades para com o meu santuário quando os israelitas se desviaram de mim, eles se aproximarão de mim para me servir, e ficarão diante de mim para me oferecer a gordura e o sangue’, diz o Soberano Senhor Jeová.
16‘São eles que entrarão no meu santuário; eles se aproximarão da minha mesa para me servir e cuidarão de suas responsabilidades para comigo.
17“‘Quando eles entrarem nos portões do pátio interno, deverão usar vestes de linho. Não deverão usar nada feito de lã ao servir nos portões do pátio interno ou dali para dentro.
18Deverão usar turbantes de linho na cabeça, e calções de linho deverão cobrir seus quadris. Não deverão usar nada que os faça transpirar.
19Antes de saírem ao pátio externo — o pátio externo, onde fica o povo —, deverão tirar as vestes que usaram para servir e colocá-las nos refeitórios sagrados. Então porão outras vestes, para que não transmitam santidade ao povo com suas vestes.
20Eles não devem raspar a cabeça nem deixar o cabelo comprido. Devem manter o cabelo aparado.
21Os sacerdotes não devem beber vinho quando entrarem no pátio interno.
22Eles não devem tomar como esposa uma viúva ou uma mulher divorciada, mas podem casar-se com uma virgem da descendência de Israel ou com a viúva de um sacerdote.’
23“‘Eles devem instruir o meu povo sobre a diferença entre o que é sagrado e o que é comum; eles lhes ensinarão a diferença entre o que é impuro e o que é puro.
24Devem presidir como juízes nas causas jurídicas; devem julgar em harmonia com as minhas decisões judiciais. Eles devem guardar as minhas leis e os meus decretos referentes a todas as minhas festividades, e devem santificar os meus sábados.
25Eles não devem aproximar-se de nenhuma pessoa morta; do contrário, ficarão impuros. Mas podem tornar-se impuros pelo pai, pela mãe, pelo filho, pela filha, pelo irmão ou pela irmã que não for casada.
26Após a purificação de um sacerdote, devem fazê-lo esperar sete dias.
27Então, no dia em que ele entrar no lugar santo, o pátio interno, para servir no lugar santo, ele deve apresentar sua oferta pelo pecado’, diz o Soberano Senhor Jeová.
28“‘E esta será a herança deles: eu sou sua herança. Vocês não devem dar-lhes nenhuma propriedade em Israel, pois eu sou a propriedade deles.
29São eles que comerão a oferta de cereais, a oferta pelo pecado e a oferta pela culpa, e toda coisa devotada em Israel se tornará deles.
30O melhor de todos os primeiros frutos maduros e de todo tipo de contribuições que vocês fizerem pertencerá aos sacerdotes. E vocês devem dar as primícias da sua farinha grossa aos sacerdotes. Isso fará com que uma bênção venha sobre as suas casas.
31Os sacerdotes não devem comer nenhuma ave ou animal encontrado morto ou dilacerado.’