Esdras 5

15 Depois o profeta Ageu e o profeta Zacarias, neto de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém em nome do Deus de Israel, que estava sobre eles.
2Foi então que Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesua, filho de Jeozadaque, retomaram a reconstrução da casa de Deus em Jerusalém; e os profetas de Deus estavam com eles e os apoiavam.
3Naquele tempo Tatenai, governador da região ao oeste do rio Eufrates, Setar-Bozenai e os colegas deles foram lhes perguntar: “Quem lhes deu ordem para construir essa casa e terminar essa estrutura?”
4Também perguntaram: “Quais são os nomes dos homens que estão trabalhando nessa construção?”
5Mas Deus estava vigiando sobre os anciãos dos judeus, e ninguém os fez parar enquanto Dario não recebesse o relatório, e se enviasse de volta um documento oficial a respeito desse assunto.
6Esta é uma cópia da carta que Tatenai, governador da região ao oeste do rio Eufrates, e Setar-Bozenai e os colegas dele, os subgovernadores da região ao oeste do rio Eufrates, enviaram ao rei Dario.
7Enviaram-lhe um relatório nos seguintes termos: “Ao rei Dario: “Que toda a paz esteja com o senhor.
8Seja do conhecimento do rei que fomos à província de Judá, à casa do grande Deus, e ela está sendo reconstruída com grandes pedras e com madeira, que está sendo colocada nas paredes. A obra está sendo feita com entusiasmo pelo povo e está avançando em resultado dos esforços deles.
9Então perguntamos aos anciãos deles: ‘Quem lhes deu ordem para construir essa casa e terminar essa estrutura?’
10Também perguntamos os nomes deles, para que pudéssemos escrever ao senhor informando quem são os homens que estão na liderança.
11“Esta foi a resposta que nos deram: ‘Somos os servos do Deus dos céus e da terra e estamos reconstruindo a casa que foi construída há muitos anos — construída e terminada por um grande rei de Israel.
12No entanto, visto que os nossos pais provocaram a ira do Deus dos céus, ele os entregou nas mãos de Nabucodonosor, o caldeu, rei de Babilônia, que demoliu essa casa e levou o povo para o exílio em Babilônia.
13Mas, no primeiro ano de Ciro, rei de Babilônia, o rei Ciro emitiu uma ordem para que a casa de Deus fosse reconstruída.
14Além disso, o rei Ciro retirou do templo de Babilônia os utensílios de ouro e de prata da casa de Deus, que Nabucodonosor tinha retirado do templo em Jerusalém e levado ao templo de Babilônia. Os utensílios foram entregues a um homem chamado Sesbazar, a quem Ciro tinha nomeado governador.
15Ciro lhe disse: “Leve estes utensílios. Vá, coloque-os no templo em Jerusalém; e que a casa de Deus seja reconstruída no seu lugar original.”
16Então Sesbazar veio e lançou os alicerces da casa de Deus em Jerusalém; ela está em construção desde aquela época até agora, mas ainda não foi terminada.’
17“Agora, se for do agrado do rei, que se faça uma investigação no tesouro real aí em Babilônia, para ver se o rei Ciro emitiu uma ordem para reconstruir essa casa de Deus em Jerusalém; e que o rei nos envie a sua decisão a respeito disso.”