Esdras 6
6 Foi então que o rei Dario deu a ordem, e foi feita uma investigação nos arquivos de Babilônia, onde os tesouros eram guardados.
E foi achado um rolo na fortaleza de Ecbátana, na província da Média, e nele estava escrito o seguinte memorando:
“No primeiro ano do rei Ciro, o rei Ciro emitiu a seguinte ordem com respeito à casa de Deus em Jerusalém: ‘Que a casa seja reconstruída para ser o lugar onde serão oferecidos sacrifícios, e que seus alicerces sejam assentados. Ela terá 60 côvados de altura e 60 côvados de largura,
com três camadas de grandes pedras e uma camada de madeira. As despesas serão pagas pela casa do rei.
Além disso, os utensílios de ouro e de prata da casa de Deus, que Nabucodonosor retirou do templo em Jerusalém e levou a Babilônia, serão devolvidos, para que sejam colocados no seu lugar no templo em Jerusalém e guardados na casa de Deus.’
“Assim vocês, Tatenai, governador da região ao oeste do rio Eufrates, Setar-Bozenai e seus colegas, os subgovernadores da região ao oeste do rio Eufrates, fiquem longe de lá.
Não interfiram nas obras dessa casa de Deus. O governador dos judeus e os anciãos dos judeus reconstruirão essa casa de Deus no seu lugar original.
Além disso, estou emitindo uma ordem a respeito do que vocês devem fazer para que esses anciãos dos judeus possam reconstruir essa casa de Deus: As despesas serão prontamente pagas a esses homens pelo tesouro real, isto é, com o imposto recolhido na região ao oeste do rio Eufrates, para que eles não interrompam a obra.
E tudo o que for preciso lhes será dado regularmente, todo dia, sem falta — novilhos, carneiros e cordeiros para as ofertas queimadas ao Deus do céu, bem como trigo, sal, vinho e azeite, conforme disserem os sacerdotes que estão em Jerusalém —,
a fim de que eles apresentem regularmente ofertas que agradem ao Deus dos céus e orem pela vida do rei e dos seus filhos.
Eu também ordeno que, se alguém violar este decreto, seja arrancada da sua casa uma viga de madeira e seja ele pendurado nela, e que sua casa seja transformada numa latrina pública por causa desse crime.
E que o Deus que fez seu nome residir ali derrube qualquer rei ou povo que levantar a mão para violar esta ordem e para destruir essa casa de Deus em Jerusalém. Eu, Dario, emito esta ordem. Que ela seja executada prontamente.”
Então Tatenai, governador da região ao oeste do rio Eufrates, Setar-Bozenai e os colegas deles fizeram prontamente tudo o que o rei Dario tinha ordenado.
E os anciãos dos judeus, encorajados pelas mensagens proféticas de Ageu e de Zacarias, neto de Ido, continuaram a construir, e a obra avançava. Eles terminaram a construção conforme a ordem do Deus de Israel e conforme a ordem de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, rei da Pérsia.
Então os israelitas, os sacerdotes, os levitas e os outros que tinham voltado do exílio celebraram com alegria a inauguração da casa de Deus.
Para a inauguração da casa de Deus ofereceram 100 touros, 200 carneiros, 400 cordeiros e, como oferta pelo pecado para todo o Israel, 12 bodes, de acordo com o número das tribos de Israel.
E designaram os sacerdotes segundo seus grupos e os levitas segundo suas turmas, para o serviço de Deus em Jerusalém, conforme está escrito no livro de Moisés.
Os sacerdotes e os levitas estavam limpos, pois todos, sem exceção, tinham se purificado. Eles abateram o sacrifício pascoal para todos os que tinham voltado do exílio, para os seus companheiros de sacerdócio e para si mesmos.
Então os israelitas que tinham voltado do exílio comeram do sacrifício com todos os que tinham se juntado a eles e se separado da impureza das nações das terras ao redor para adorar a Jeová, o Deus de Israel.
Eles também celebraram com alegria a Festividade dos Pães sem Fermento por sete dias, pois Jeová havia feito com que se alegrassem e tinha inclinado o coração do rei da Assíria a favor deles, de modo que ele os apoiou na obra da casa do verdadeiro Deus, o Deus de Israel.