Diálogo de Justino Mártir com Trifão 96
Comportamento dos judeus e dos cristãos diante do crucificado
Com efeito, o que está dito na lei: “É maldito todo 50aquele que for suspenso no madeiro”, fortifica ainda mais a nossa esperança que pende de Cristo crucificado, pois Deus não amaldiçoa esse crucificado, mas predisse o que vós e outros semelhantes a vós faríeis, ignorando que Jesus existe antes de tudo e é o eterno sacerdote de Deus, Rei e Ungido.
E vedes que claramente assim acontece. Porque vós amaldiçoais em vossas sinagogas todos aqueles que dele recebem o fato de ser cristãos, e as demais nações, tornando efetiva a vossa maldição, tirais a vida pelo simples fato de alguém se confessar cristão.
Nós, porém, dizemos a vós todos: sois nossos irmãos. Reconhecei forçosamente a verdade de Deus. Nem os gentios, nem vós fazeis de nós, mas vos empenhais em que neguemos o nome de Cristo, e nós preferimos antes morrer e, de fato, nos submetemos à morte, porque estamos seguros que Deus dará a nós todos os bens que ele nos prometeu por meio de Cristo.
Além disso tudo, nós oramos por vós, a fim de que alcanceis misericórdia de Cristo, pois ele nos ensinou a pedir até pelos nossos inimigos, dizendo: “Amai vossos inimigos, sede benignos e misericordiosos, como o vosso Pai celeste ”. De fato, podemos ver quão benigno e misericordioso é o Deus onipotente, pois ele faz sair o seu sol sobre ingratos e justos, e chover sobre santos e ímpios. E também ensinou a todos nós que ele haveria de julgar.