Diálogo de Justino Mártir com Trifão 124
Interpretação do salmo 82:1-8, todos podem ser filhos de Deus
Como vi que ficaram alvoroçados com a afirmação de que também nós somos filhos de Deus, adiantei-me às perguntas deles e disse:
— Amigos, escutai como o Espírito Santo fala desse povo, que são todos filhos do Altíssimo e que no meio da sua assembléia estará Cristo, fazendo justiça de toda a descendência de homens.
As palavras são ditas por Davi, conforme o vosso texto: “Deus se levantou na assembléia dos deuses e em seu meio está julgando os deuses. Até quando julgareis com injustiça e olhareis o rosto dos pecadores? Julgai o órfão e o mendigo e farei justiça ao humilde e ao pobre. Libertai o pobre e tirai o mendigo da mão do pecador. Não entenderam, nem caíram em si mesmos; caminham nas trevas e todos os fundamentos da terra se abalarão. E disse: Sois deuses e todos filhos do Altíssimo, mas morreis como um homem e caís como um dos príncipes. Levanta-te, ó Deus, e julga a terra, porque tu herdarás em todas as nações ”.
Todavia, na versão dos Setenta, se diz: “Vede que morrereis como homens e caireis como um dos príncipes”, aludindo à desobediência dos homens, isto é, de Adão e Eva, e à queda de um dos príncipes, aquele que se chama serpente, e deu uma grande queda por ter enganado Eva.
Mas não citei agora a passagem por causa dessa variante, e sim para vos demonstrar que o Espírito Santo repreende os homens, porque, tendo sido criados impassíveis e imortais, como Deus, com a condição de guardar os seus mandamentos, e tendo-lhes concedido ser chamados filhos de Deus, são eles que, por tornar-se semelhantes a Adão e Eva, produzem a morte para si mesmos. A interpretação do salmo pode ser aquela que desejardes; mesmo assim, fica demonstrado que foi concedido aos homens chegar a ser deuses e que todos podem se transformar em filhos do Altíssimo, e que é por culpa sua que, como Adão e Eva, são julgados e condenados. Além disso, que Cristo é chamado Deus é coisa que está fartamente provada.