Diálogo de Justino Mártir com Trifão 125

Interpretação do nome Israel

Amigos, gostaria que vós me instruísseis sobre a força do nome de Israel.
Como todos se calassem, continuei:
Direi o que sei, seja porque não me parece justo que alguém que saiba não o diga, seja porque não suspeito que vós o sabeis e que, por inveja ou imperícia, sempre quereis enganar a vós mesmos. Direi, porém, tudo com simplicidade e nobremente, como diz o meu Senhor: “Saiu o semeador a semear sua semente: uma parte caiu no caminho, outra entre espinhos, outra entre pedras e outra em terra boa”.
Portanto, na esperança de que em alguma parte haverá terra boa, deve-se falar. De fato, aquele meu Senhor, sendo forte e poderoso, se o conhecêsseis bem, ao vir, exigirá de cada um o que lhe pertence, e não condenará o seu administrador que, por saber que o seu Senhor é poderoso e exigirá o que lhe pertence, colocou toda a sua parte no banco, e não a enterrou por nenhum motivo.
O nome Israel significa o seguinte: homem que vence a força. Porqueisra é “homem que vence”; el é “força”. Por isso, através do mistério da luta que Jacó enfrentou com aquele que lhe apareceu para cumprir a vontade do Pai, mas que era Deus, por ser Filho primogênito antes de todas as criaturas, foi profetizado que o Cristo, feito homem, faria.
Foi assim que, quando se fez homem, aproximou-se dele o diabo, isto é, a força que se chama serpente e Satanás, para tentá-lo e lutando para derrubá-lo, pois exigiu que o adorasse. Contudo, foi ele quem o destruiu e derrubou, acusando-o de perverso, pois, contra as Escrituras, exigia ser adorado como Deus, tornando-se apóstata da sentença divina. De fato, Jesus responde-lhe: “Está escrito: Adorarás ao Senhor teu Deus e a ele servirás”. Vencido e confuso, o diabo então se retirou.
Todavia, como nosso Cristo deveria sentir sua força entorpecida na fadiga e aceitação de sua paixão, quando seria crucificado, também isso foi anunciado de antemão no fato de tocar e entorpecer o músculo de Jacó. Desde o começo, porém, era o seu nome de Israel, com o qual chamou o bem-aventurado Jacó, abençoando-o com o seu próprio nome e anunciando assim que todos os que por ele se refugiam no Pai são o Israel abençoado. Vós, porém, que nada disso compreendeis e nem estais preparados para compreender, esperais absolutamente salvar-vos pelo simples fato de ser filhos de Jacó segundo a descendência da carne. Nisso também vos enganais a vós mesmos, coisa que demonstrei fartamente.