Concordia do Livre Arbítrio - Parte I 11

Parte I - Sobre as capacidades do livre-arbítrio para praticar o bem

Discussão 11: Também é possível cometer o pecado da infidelidade, mesmo sem o livre-arbítrio receber a graça preveniente

1. Com base no que foi discutido até agora, fica claro como responder à seguinte questão: se ninguém pode crer sem ser primeiro tocado pela graça de Deus e chamado interiormente por Ele, então aqueles que ouvem o Evangelho, mas não recebem essa graça nem sentem o chamado interior, não cometem pecado mortal por não abraçarem a fé.
Na verdade, devemos afirmar que não apenas cometem pecado mortal aqueles que não respondem ao chamado de Deus, recusando-se a abraçar e concordar com a no momento em que a graça os atrai e os chama interiormente, mas também pecam mortalmente aqueles que, antes mesmo de serem atraídos pela graça, se opõem ao Evangelho por sua própria maldade ou se recusam a prestar atenção ao que lhes é apresentado, nem consideram algo tão crucial para sua salvação e a de outros. Eles são ensinados que, ao conhecer a verdade, devem buscar concordar com os ensinamentos do Evangelho, pelo menos usando suas capacidades naturais. Como explicamos, eles têm o livre-arbítrio para fazer isso, com o auxílio geral de Deus. Se, como são obrigados, decidirem considerar sinceramente essas coisas, a graça divina os atrairá de alguma forma enquanto refletem sobre o que lhes é ensinado antes mesmo de se proporem a concordar da maneira que está ao seu alcance, ou seja, usando suas capacidades naturais. Como Deus, em sua presciência, sabe quais daqueles que ouvem o Evangelho se proporão a concordar usando suas capacidades naturais como são obrigados e quais não o farão, é certo que, para que aqueles que não concordam com a sobrenatural não tenham desculpas para seu pecado, basta que Deus esteja disposto a atrair com seu auxílio e graça, no mesmo instante, todos aqueles que, segundo Ele prevê, se propõem a concordar usando suas capacidades naturais. Dessa forma, atraídos não temporalmente, mas por natureza, eles escolherão o assentimento da necessário para alcançar a salvação.