Apologia (Tertuliano) 41

O Papel dos Cristãos nas Adversidades Públicas

Vocês, portanto, são as fontes de problemas nos assuntos humanos; sobre vocês recai a culpa das adversidades públicas, que vocês estão sempre atraindo-as vocês, por quem Deus é desprezado e as imagens são adoradas. Deveria parecer mais natural acreditar que é Aquele que é negligenciado quem está irado, e não aqueles a quem toda homenagem é prestada; ou eles agem de forma muito injusta, se, por causa dos cristãos, enviam problemas sobre seus próprios devotos, a quem deveriam manter livres das punições dos cristãos.
Mas isso, vocês dizem, afeta o seu Deus também, que Ele permite que Seus adoradores sofram por causa daqueles que O desonram. Mas admitam, antes de tudo, Seus arranjos providenciais, e vocês não farão essa réplica. Pois Aquele que, de uma vez por todas, designou um julgamento eterno no fim do mundo, não antecipa a separação, que é essencial ao julgamento, antes do fim. Enquanto isso, Ele lida com todos os tipos de pessoas da mesma forma, de modo que todos compartilham Seus favores e repreensões. Sua vontade é que os rejeitados e os eleitos tenham adversidades e prosperidades em comum, para que todos tenhamos a mesma experiência de Sua bondade e severidade.
Tendo aprendido essas coisas de Sua própria boca, amamos Sua bondade, tememos Sua ira, enquanto ambas são tratadas com desprezo por vocês; e, portanto, os sofrimentos da vida, na medida em que nos atingem, são, em nosso caso, advertências graciosas, enquanto, no caso de vocês, são punições divinas. Nós, de fato, não nos perturbamos: pois, primeiro, apenas uma coisa nesta vida nos importa muito, e é sair dela rapidamente; e, em segundo lugar, se alguma adversidade nos acontece, ela é atribuída às suas transgressões.
Além disso, embora também estejamos envolvidos em problemas por causa de nossa estreita conexão com vocês, nos alegramos com isso, porque reconhecemos nisso previsões divinas, que, de fato, confirmam a confiança e a da nossa esperança. Mas, se todos os males que vocês suportam são infligidos a vocês pelos deuses que adoram por despeito a nós, por que vocês continuam a prestar homenagem a seres tão ingratos e injustos; que, em vez de ficarem irados com vocês, deveriam ter ajudado e apoiado vocês, perseguindo os cristãos mantendo-os livres de seus sofrimentos?