Apologia (Tertuliano) 26

O Verdadeiro Dispensador de Reinos e o Erro da Crença Romana

Examinem então, e vejam se Ele não é o dispensador de reinos, que é Senhor ao mesmo tempo do mundo que é governado, e do próprio homem que governa; se Ele não ordenou as mudanças de dinastias, com suas estações designadas, que existia antes de todos os tempos, e fez do mundo um corpo de tempos; se a ascensão e a queda dos estados não são obra dAquele, sob cuja soberania a raça humana uma vez existiu sem estados.
Como vocês permitem que caiam em tal erro? Ora, a Roma da simplicidade rural é mais velha que alguns de seus deuses; ela reinou antes que seu orgulhoso e vasto Capitólio fosse construído. Os babilônios exerceram domínio, também, antes dos dias dos Pontífices; e os medos antes dos Quindecênviros; e os egípcios antes dos Sálios; e os assírios antes dos Lupercos; e as amazonas antes das Virgens Vestais.
E para acrescentar outro ponto: se as religiões de Roma dão império, a antiga Judeia nunca teria sido um reino, desprezando como fez todos esses deuses ídolos; Judeia, cujo Deus vocês romanos uma vez honraram com vítimas, e seu templo com presentes, e seu povo com tratados; e que nunca teria estado sob seu cetro se não fosse por aquele último e supremo ofensa contra Deus, em rejeitar e crucificar Cristo.