2 Coríntios 9

Quanto a esse serviço em favor dos irmãos, é supérfluo para mim escrever-vos.
Pois conheço vossa disponibilidade e por ela vos elogio junto dos macedônios, dizendo: “A Acaia está pronta desde o ano passado”; e vosso zelo foi um estímulo para grande número de pessoas.
Todavia, eu vos envio os irmãos, para que o orgulho que sentimos por vós não seja aniquilado neste ponto, e vós estejais prontos, como eu disse.
De outra forma, se alguns macedônios vierem comigo e não vos acharem prontos, nossa confiança redundará em confusão para nós, para não dizer, para vós também.
Portanto, julguei de meu dever convidar os irmãos a nos precederem no meio de vós e a organizarem de antemão vossa campanha anunciada, a fim de que ela esteja pronta como uma generosidade e não como uma avareza.
Pensai nisto: quem semeia pouco, pouco recolherá; quem semeia com largueza recolherá com largueza.
Que cada um conforme decidiu em seu coração, não com tristeza ou por obrigação; pois “Deus ama a quem doa com alegria”.
Aliás, Deus tem o poder de vos enriquecer de toda espécie de graça, de sorte que, tendo sempre o necessário em tudo, possais fazer generosamente toda boa obra,
como está escrito: “Distribuiu, deu aos pobres; sua justiça permanece para sempre”.

Frutos da esmola.

Aquele que fornece ao trabalhador a semente e o pão que o sustenta vos dará também a semente em abundância e fará crescer os frutos de vossa justiça.
Enriquecidos de todo modo, podereis praticar toda generosidade, a qual, por nosso intermédio, fará subir para Deus a ação de graças
Pois o serviço desta oferenda sagrada não somente atende às necessidades dos irmãos, mas é também causa de numerosas ações de graças a Deus.
Pela bonita prova deste serviço, eles agradecem a Deus vossa obediência, vossa profissão do Evangelho de Cristo e a generosidade de vossa comunhão com eles e com todos.
E, rezando por vós, manifestam seu afeto para convosco, em razão da graça extraordinária que Deus derramou sobre vós.
Graças sejam dadas a Deus por esse seu dom inefável!