Testamento e Assunção de Moisés 12

1Terminando Josué de pronunciar estas palavras, se lançou novamente aos pés de Moisés. E Moisés o tomou pela mão e o fez sentar no seu lugar, e lhe disse: 'Josué, não seja desprezível aos teus próprios olhos, antes sossega a tua mente e ouve o que vou dizer.'
2Todas as nações que estão sobre a terra foram criadas por Deus, inclusive nós. Ele tem previsto desde o princípio do mundo até o fim dos tempos e nada há que possa escapar da sua visão, nem mesmo as coisas mais insignificantes.
3Deus tem preparado todas as coisas para um fim predeterminado. Isso mesmo: tudo o que existe no mundo tem sido preparado de antemão e trazido à luz pelo Senhor, que por Sua vontade me escolheu para oferecer-lhe orações pelos pecados deste povo. Mas isso não foi pelo fato de eu ser nobre ou virtuoso, mas porque Ele é eternamente bom e fez cair a Sua compaixão sobre mim.
4Por essa razão é que te digo, Josué: Não é devido a iniquidade desse povo que tu desarraigarás as nações. As luzes do céu e os fundamentos da terra foram criados e aprovados por Deus e estão sob o penhor do anel de Sua mão direita.
5Portanto, tudo o que existe e cumpre a vontade divina, deve prosperar, mas aqueles que pecam e se esquecem da lei de Deus, hão de perder todas as bênçãos prometidas e serão castigados com muitos tormentos entre as nações.
6Todavia, eles não serão destruídos de todo, porque Deus irá adiante e cumprirá tudo o que foi dito, pelo que o Seu concerto há de ser estabelecido pelo juramento ao qual... .
7(documento interrompido)