Testamento e Assunção de Moisés 11

1Aconteceu que, tendo Josué ouvido as palavras de Moisés, as quais deviam ser incluídas nos escritos que ele já tinha preparado, ele rasgou os seus vestidos e se lançou aos pés de Moisés. Porém Moisés o confortou e chorou com ele.
2Então Josué lhe perguntou: 'Por que me confortas, meu senhor Moisés? Ou como poderei eu ser consolado acerca das duras e amargas palavras que disseste a respeito desse povo, entre lágrimas e lamentos, principalmente quando disseste que vais nos deixar? Para onde irás? Ou como poderemos reconhecer as marcas do teu túmulo? Ou quem ousaria tomar o teu corpo dali e o remover para outro lugar como se fosse de um mero homem?
3Porque todo homem ao morrer tem o seu sepulcro de acordo com a sua idade sobre a terra; quanto a ti, o teu sepulcro será desde o nascente até ao poente do sol, e desde o sul até os confins do norte; o mundo inteiro é o teu sepulcro.
4E, meu senhor, se tu partires, quem há de alimentar a esse povo. Ou quem há que tenha compaixão dessa gente para que a possa guiar pelo deserto? Ou quem intercederá por esse tão grande povo, não se omitindo um só dia, a fim de conduzi-lo à terra de seus antepassados?
5Como irei eu adotar esse povo, à semelhança do pai que cuida de seu filho, ou como a ama que se encarrega por sua filha; uma virgem que está sendo preparada para se casar com o homem ao qual deve respeitar, guardando a sua alma do sol e cuidando para que os seus pés não estejam descalços para correr sobre a terra?
6Como irei providenciar comida e bebida que lhes apeteça? Eles já chegam ao número de 600 mil homens, porquanto têm se multiplicado grandemente devido às tuas orações, meu senhor Moisés.
7E que sabedoria ou conhecimento tenho eu para julgar e responder com palavras na casa do Senhor? E quando os reis dos amorreus souberem que nós os estamos atacando, logo ficarão informados de que o homem que tinha o Espírito Santo e que era digno da presença de Deus, já não está entre nós, ele que era multiforme e incompreensível, o senhor da palavra e que foi fiel em tudo, sendo também o principal profeta de Deus sobre a terra e o mais perfeito dos juízes do mundo; sim, eles juntamente dirão: 'Levantemo-nos e lutemos contra eles.'
8Se o inimigo mais uma vez arquitetar planos contra o Senhor, esse povo não terá mais um advogado para oferecer orações em seu favor perante Deus, tal como o fez Moisés, o grande mensageiro, que a qualquer hora do dia ou da noite podia estar de joelhos sobre a terra, clamando e pedindo o socorro do Altíssimo que governa o mundo inteiro com compaixão e justiça, por causa do concerto que tem feito com nossos pais, e propiciando o Senhor com juramento. Porque eles dizem: 'Moisés não está mais entre eles. Portanto, vamo-nos e os destruamos de sobre a face da terra!'
9O que será então desse povo, meu senhor Moisés?