Testamento e Assunção de Moisés 13
Assunção de Moisés (Midrash Deuteronômio Rabbah)
1Deus Pediu a Gabriel e a Miguel que trouxessem a alma de Moisés para o Céu, mas os dois anjos se escusaram com muito temor e reverência. Sendo assim, o Senhor convocou Samma`el, o anjo da morte, e lhe falou: 'Traga-me de volta a alma de Moisés.'
2Naquele mesmo instante Samma`el se revestiu de ira como de um vestido e se apressou em embainhar a sua espada com crueldade para seguir até a presença de Moisés.
3Mas ao perceber que o profeta estava sentado a pronunciar o Inefável Nome do Senhor, e que o esplendor do seu rosto se assemelhava ao brilho do sol, parecendo até mesmo com a face de um dos anjos que compõem as hostes celestiais, Samma`el começou a tremer diante de Moisés.
4Embora não sendo um anjo comum, Samma`el entendeu que não estava apto para ceifar a alma de Moisés.
5Mesmo assim, Samma`el resolveu se apresentar perante Moisés.
6E Moisés já estava ciente de que o anjo da morte tinha se aproximado.
7Então Samma`el encarou Moisés, mas tremia enquanto se agitava para o agarrar como uma mulher quando está para dar à luz a um filho.
8Contudo, não conseguia reunir forças para se dirigir a Moisés, até que o próprio profeta lhe deu a palavra:
9— Que fazes aqui?
10E Samma`el lhe respondeu: — Venho para tomar a tua alma.
11— Quem te enviou? questionou Moisés
12Samma`el respondeu: — Aquele que criou todas as coisas.
13Mas Moisés lhe resistiu, dizendo: — Tu não irás levar-me a alma.
14Então o anjo da morte replicou: — Todos aqueles que vêm a esse mundo um dia inevitavelmente têm de entregar a alma para mim.
15Mas Moisés é insistente ao dizer: — De todos os homens que vieram a esse mundo, eu sou o mais poderoso.
16Ao que lhe retruca o anjo da morte: — E qual é a natureza do teu poder?
17E eis a resposta que Moisés lhe dá: — Eu sou o filho de Anrão. Quando saí das entranhas de minha mãe, eu já estava pronto e não precisei ser circuncidado. E passados não muitos dias após o meu nascimento, eu tomei coragem e assim pude andar sobre os meus próprios pés, e prontamente conversei com o meu pai e com a minha mãe. E não precisei ser nutrido com o leite materno. Quando estava com apenas três meses de vida eu profetizei que estava destinado a receber a Lei do meio do fogo ardente. Ao ser levado para morar com a filha de Faraó, eu entrei no seu palácio e arranquei a coroa de sobre a sua cabeça.
18Aos oitenta anos de idade operei sinais e maravilhas no Egito e de lá arranquei sessenta miríades de pessoas. Eu dividi o mar em doze partes e fiz com que as águas amargas se transformassem em algo bom para se beber. Subi para viajar através do céu, tomei posse da Lei durante a dissensão dos anjos. Recebi a Torah do meio do fogo e habitei debaixo do trono flamejante; sim, eu me abriguei debaixo da coluna de fogo, sob a qual falei com Deus face a face e obtive o Seu favor perante todo o séquito celestial!
19Eu comuniquei os segredos do Altíssimo aos seres humanos, pois da destra do Grandioso Deus recebi a Torah (Bendito seja Ele! E que Israel o saiba).
20Além disso, empreendi guerra contra Sion e Og, dois gigantes ídolos, tão altos que as águas de uma inundação chegavam apenas aos seus tornozelos.
21Mas eu fiz com que o sol e a lua parassem e lutei contra eles, usando apenas o meu cajado, e assim os matei.
22Portanto, quem há no mundo que haja nascido das mulheres para ser capaz de fazer todas essas coisas? Aparta-te de mim, perverso! Tu não tens poder para me resistir! Desaparece agora mesmo da minha presença, pois não te renderei a minha alma!
23Imediatamente Samma`el retornou para Deus e lhe reportou o que havia acontecido.
24Então o Santíssimo (Bendito seja Ele) replicou com Samma`el, e lhe disse:
25— Vai e traze-me agora a alma de Moisés!
26Então Ele, o Santíssimo (Bendito seja Ele) desceu dos mais altos céus para buscar a alma de Moisés, e três anjos ministradores O acompanharam: Miguel, Gabriel e Zagzagel.
27Miguel preparou o caixão de Moisés e Gabriel estendeu um pano de linho no lugar onde ficaria a cabeça do profeta.
28Zagzagel ficou perto de seus pés, tendo Miguel de um lado e Gabriel do outro.
29E Deus assim falou para Moisés:
30— Moisés, feche os olhos!
31E Moisés fechou os olhos.
32Quando outra vez lhe falou o Senhor:
33— Fecha as pernas e mantenha os pés juntos.
34Ele obedeceu.
35Então Deus chamou a alma de Moisés de dentro do seu corpo:
36— Minha filha! Eu te permiti estar por cento e vinte anos no corpo de Moisés, mas agora é chegado o tempo de partires daí. Vem sem mais demorar!
37Mas a alma lhe respondeu:
38— Senhor do universo! Eu compreendo que És Deus sobre todos os espíritos e forças da vida. As almas dos viventes e a própria morte estão sob o teu poder. Tu criaste-me e colocaste-me no corpo de Moisés por cento e vinte anos. Há porventura em todo universo um corpo tão puro quanto o corpo de Moisés? Ele jamais se corrompeu com as coisas imundas desse mundo. Eu o amo e não pretendo deixá-lo!
39Porém Deus lhe falou:
40— Alma, vem sem demora! Eis que Eu farei com que subas aos mais altos céus e tu estarás debaixo da glória do meu trono, diante dos querubins serafins e de todas as demais hostes celestiais!
41Ainda assim a alma argumentou:
42— Senhor do universo! Eis que existiram dois anjos que habitavam na Tua Presença, eram eles Uzzah e Azael, mesmo assim eles cobiçaram as mulheres mortais e corromperam a sua natureza angelical sobre a terra. E Tu os castigaste, deixando-os suspensos entre a terra e o céu. Entretanto, esse filho de Anrão cessou as relações maritais com a sua esposa desde aquele dia em que a ele te revelaste além da sarça ardente.
43E como está escrito: “Mirian e Aarão protestaram contra Moisés por causa da mulher africana que ele tinha tomado como esposa”; porque Moisés tinha se casado com uma mulher de Cushe.
44Permita-me então ficar e permanecer no corpo de Moisés!
45Ao escutar isso o Santíssimo (Bendito seja Ele) beijou Moisés, e tomou-lhe a alma enquanto beijava-lhe a boca.
46Então Deus chorou, dizendo:
47— Quem subirá por mim contra o adversário? Quem ficará do meu lado contra o vil malfeitor?
48Porquanto, a Divina Inspiração diz: 'Nunca mais se levantará em Israel outro profeta como Moisés!'
49Os céus choram e se lamentam: 'Desapareceu da terra aquele que foi fiel em todas as coisas!'
50Pelo que a terra igualmente chora, dizendo: 'Jamais se levantará alguém assim entre os humanos!'
51E quando Josué procurou o seu Mestre e não o encontrou, ele chorou e disse:
52— Ajuda-me, ó Senhor! Aquele era fiel em tudo já não está entre os homens!
53E os anjos ministradores disseram:
54— Ele executou a justiça do Senhor perante Israel!
55Então os homens e os anjos disseram em uma só voz:
56— Que ele possa descansar em paz. Aqueles que andam em sinceridade descansarão nos braços de Deus. Abençoada seja a memória do justo, e que a sua alma possa desfrutar do mundo vindouro!
57Amem. Que seja feita a sua vontade. Louvado seja o Senhor para todo o sempre!