Livro dos Jubileus 8

Kâinâm descobre uma inscrição relacionada ao sol e às estrelas

No vigésimo nono jubileu, na primeira semana, [1373 A.M.] no início dela, Arpachshad tomou para si uma esposa e seu nome era Rasu'eja, filha de Susan, filha de Elam, e ela lhe deu um filho no terceiro ano desta semana, [1375 A.M.] e ele o chamou de Kainam.
E o filho cresceu, e seu pai ensinou-lhe a escrever, e ele foi procurar um lugar onde pudesse tomar para si uma cidade.
E ele encontrou uma escrita que gerações anteriores tinham esculpido na rocha, e ele leu o que estava escrito, e transcreveu e pecou por causa disso; pois continha o ensinamento dos Vigilantes de acordo com o qual costumavam observar os presságios do sol e da lua e das estrelas em todos os sinais do céu.
E ele escreveu e não disse nada a respeito; pois tinha medo de falar com Noé sobre isso, para que ele não ficasse zangado com ele por causa disso.

Seus filhos

E no trigésimo jubileu, [1429 A.M.] na segunda semana, no primeiro ano dela, ele tomou para si uma esposa, e seu nome era Melka, filha de Madai, filho de Jafé, e no quarto ano [1432 A.M.] ele gerou um filho, e o chamou de Shelah; pois ele disse: 'Verdadeiramente fui enviado.'
[E no quarto ano ele nasceu], e Shelah cresceu e tomou para si uma esposa, e seu nome era Mu'ak, filha de Kesed, irmão de seu pai, no trigésimo primeiro jubileu, na quinta semana, no primeiro ano [1499 A.M.] dela.
E ela lhe deu um filho no quinto ano [1503 A.M.] dela, e ele o chamou de Eber: e ele tomou para si uma esposa, e seu nome era 'Azûrâd, filha de Nebrod, no trigésimo segundo jubileu, na sétima semana, no terceiro ano dela. [1564 A.M.]
E no sexto ano [1567 A.M.] dela, ela lhe deu um filho, e ele o chamou de Peleg; pois nos dias em que ele nasceu, os filhos de Noé começaram a dividir a terra entre si: por essa razão ele o chamou de Peleg.
Eles dividiram (isso) secretamente entre si, e contaram a Noé.

Os filhos de Noé e Noé dividem a terra

E aconteceu no início do trigésimo terceiro jubileu [1569 A.M.] que eles dividiram a terra em três partes, para Sem, Cam e Jafé, de acordo com a herança de cada um, no primeiro ano, na primeira semana, quando um de nós que tinha sido enviado, estava com eles.
E ele chamou seus filhos, e eles se aproximaram dele, eles e seus filhos, e ele dividiu a terra em lotes, que seus três filhos deveriam tomar em posse, e estenderam suas mãos, e tiraram a escrita do seio de Noé, seu pai.
E saiu na escrita como lote de Sem o meio da terra que ele deveria tomar como herança para si e para seus filhos para as gerações da eternidade, do meio da cordilheira de Rafa, da boca da água do rio Tina, e sua porção vai em direção ao oeste através do meio deste rio, e se estende até alcançar a água dos abismos, de onde este rio sai e derrama suas águas no mar Me'at, e este rio flui para o grande mar. E tudo o que está para o norte é de Jafé, e tudo o que está para o sul pertence a Sem.
E se estende até alcançar Karaso: este está no seio da língua que olha para o sul.
E sua porção se estende ao longo do grande mar, e se estende em linha reta até alcançar o oeste da língua que olha para o sul: pois este mar é chamado a língua do Mar Egípcio.
E se volta daqui para o sul em direção à foz do grande mar na costa de suas águas, e se estende para o oeste até 'Afra, e se estende até alcançar as águas do rio Gihon, e ao sul das águas de Gihon, às margens deste rio.
E se estende para o leste, até alcançar o Jardim do Éden, ao sul dele, [ao sul] e do leste de toda a terra do Éden e de todo o leste, se volta para o leste e prossegue até alcançar o leste da montanha chamada Rafa, e desce até a margem da foz do rio Tina.
Esta porção saiu por sorte para Sem e seus filhos, para que a possuam para sempre, para suas gerações para sempre.
E Noé se alegrou que esta porção saiu para Sem e para seus filhos, e ele se lembrou de tudo o que havia falado com sua boca em profecia; pois ele havia dito: 'Bendito seja o Senhor Deus de Sem E que o Senhor habite na morada de Sem.'
E ele sabia que o Jardim do Éden é o santo dos santos, e a morada do Senhor, e o Monte Sinai o centro do deserto, e o Monte Sião -o centro do umbigo da terra: estes três foram criados como lugares santos voltados um para o outro.
E ele abençoou o Deus dos deuses, que colocou a palavra do Senhor em sua boca, e o Senhor para todo o sempre.
E ele sabia que uma porção abençoada e uma bênção haviam vindo para Sem e seus filhos para as gerações para sempre -toda a terra do Éden e toda a terra do Mar Vermelho, e toda a terra do leste e Índia, e no Mar Vermelho e as montanhas dela, e toda a terra de Basã, e toda a terra do Líbano e as ilhas de Caftur, e todas as montanhas de Sanir e 'Amana, e as montanhas de Assur no norte, e toda a terra de Elam, Assur, e Babel, e Susan e Ma'edai, e todas as montanhas de Ararate, e toda a região além do mar, que está além das montanhas de Assur em direção ao norte, uma terra abençoada e espaçosa, e tudo o que nela está é muito bom.
E para Cam saiu a segunda porção, além do Gihon em direção ao sul à direita do Jardim, e se estende para o sul e se estende a todas as montanhas de fogo, e se estende para o oeste até o mar de 'Atel e se estende para o oeste até alcançar o mar de Ma'uk -aquele (mar) para o qual desce tudo o que não é destruído.
E sai em direção ao norte até os limites de Gadir, e sai até a costa das águas do mar até as águas do grande mar até se aproximar do rio Gihon, e segue ao longo do rio Gihon até alcançar a direita do Jardim do Éden.
E esta é a terra que saiu para Cam como a porção que ele deveria ocupar para sempre para si e seus filhos para suas gerações para sempre.

Herança de Sem

E para Jafé saiu a terceira porção além do rio Tina ao norte da saída de suas águas, e se estende para o nordeste para toda a região de Gogue, e para todo o país a leste dela.
E se estende para o norte até o norte, e se estende até as montanhas de Qelt para o norte, e para o mar de Ma'uk, e sai para o leste de Gadir até a região das águas do mar.
E se estende até se aproximar do oeste de Fara e retorna para 'Aferag, e se estende para o leste até as águas do mar de Me'at.
E se estende para a região do rio Tina em direção nordeste até se aproximar do limite de suas águas em direção à montanha Rafa, e se volta para o norte.
Esta é a terra que saiu para Jafé e seus filhos como a porção de sua herança que ele deveria possuir para si e seus filhos, para suas gerações para sempre; cinco grandes ilhas e uma grande terra no norte.
Mas é frio, e a terra de Cam é quente, e a terra de Sem não é nem quente nem fria, mas é de frio e calor misturados.