Livro dos Jubileus 7

Noé planta uma vinha e oferece um sacrifício

E na sétima semana, no primeiro ano [1317 A.M.] dela, neste jubileu, Noé plantou vinhas na montanha onde a arca havia repousado, chamada Lubar, uma das Montanhas de Ararate, e elas produziram frutos no quarto ano, [1320 A.M.], e ele guardou seus frutos, e os colheu neste ano no sétimo mês.
E ele fez vinho a partir delas e colocou em um recipiente, e guardou até o quinto ano, [1321 A.M.], até o primeiro dia, na lua nova do primeiro mês.
E ele celebrou com alegria o dia desta festa, e fez um sacrifício queimado ao Senhor, um boi jovem e um carneiro, e sete ovelhas, cada uma de um ano, e um cabrito das cabras, para que pudesse fazer expiação por si mesmo e por seus filhos.
E ele preparou primeiro o cabrito, e colocou um pouco de seu sangue na carne que estava no altar que ele havia feito, e toda a gordura ele colocou no altar onde fez o sacrifício queimado, e o boi e o carneiro e as ovelhas, e ele colocou toda a carne deles sobre o altar.
E ele colocou todas as suas ofertas misturadas com óleo sobre ele, e depois aspergiu vinho sobre o fogo que ele havia feito anteriormente no altar, e colocou incenso no altar e fez subir um cheiro suave aceitável diante do Senhor seu Deus.

Fica bêbado e expõe sua pessoa

E ele se alegrou e bebeu deste vinho, ele e seus filhos com alegria.
E era noite, e ele entrou em sua tenda, e estando embriagado, deitou-se e dormiu, e ficou descoberto em sua tenda enquanto dormia.
E Cam viu Noé seu pai nu, e saiu e contou a seus dois irmãos do lado de fora.
E Sem pegou sua vestimenta e se levantou, ele e Jafé, e colocaram a vestimenta sobre seus ombros e foram para trás e cobriram a vergonha de seu pai, e seus rostos estavam virados para trás.

A maldição de Canaã e a bênção de Sem e Jafé

E Noé acordou de seu sono e soube tudo o que seu filho mais novo havia feito a ele, e amaldiçoou seu filho e disse: 'Maldito seja Canaã; um servo escravizado ele será para seus irmãos.'
E abençoou Sem, e disse: 'Bendito seja o Senhor Deus de Sem, e Canaã será seu servo.
Deus ampliará Jafé, e Deus habitará na morada de Sem, e Canaã será seu servo.'

Filhos e netos de Noé e suas cidades

E Cam soube que seu pai havia amaldiçoado seu filho mais novo, e ele ficou descontente por ter amaldiçoado seu filho. e ele se separou de seu pai, ele e seus filhos com ele, Cuxe e Mizraim e Pute e Canaã.
E ele construiu para si uma cidade e a chamou pelo nome de sua esposa Ne'elatama'uk.
E Jafé viu e ficou invejoso de seu irmão, e ele também construiu para si uma cidade, e a chamou pelo nome de sua esposa 'Adataneses.
E Sem morou com seu pai Noé, e ele construiu uma cidade perto de seu pai na montanha, e ele também chamou pelo nome de sua esposa Sedeqetelebab.
E eis que estas três cidades estão perto do Monte Lubar; Sedeqetelebab diante da montanha no leste; e Na'eltama'uk no sul; 'Adatan'eses em direção ao oeste.
E estes são os filhos de Sem: Elão, Assur, Arfaxade - este (filho) nasceu dois anos após o dilúvio - e Lud, e Arã.
Os filhos de Jafé: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meséque, Tiras: estes são os filhos de Noé.

Noé ensina seus filhos sobre as causas do dilúvio e os adverte a evitar comer sangue e cometer assassinato

E no vigésimo oitavo jubileu [1324-1372 A.M.] Noé começou a impor aos filhos de seus filhos os estatutos e mandamentos, e todos os juízos que ele conhecia, e exortou seus filhos a observar a justiça, e a cobrir a vergonha de sua carne, e a abençoar seu Criador, e honrar pai e mãe, e amar o próximo, e guardar suas almas da fornicação e impureza e toda iniquidade.
Pois devido a essas três coisas veio o dilúvio sobre a terra, a saber, devido à fornicação em que os Vigilantes contra a lei de seus estatutos se prostituíram após as filhas dos homens, e tomaram esposas de todas as que escolheram: e eles deram início à impureza.
E eles geraram filhos os Nefilins, e todos eles eram diferentes, e eles devoravam uns aos outros: e os Gigantes mataram os Nefilins, e os Nefilins mataram os Eljos, e os Eljos a humanidade, e um homem a outro.
E cada um se vendeu para trabalhar iniquidade e derramar muito sangue, e a terra foi cheia de iniquidade.
E depois disso pecaram contra os animais e pássaros, e tudo o que se move e anda sobre a terra: e muito sangue foi derramado sobre a terra, e toda imaginação e desejo dos homens imaginava vaidade e mal continuamente.
E o Senhor destruiu tudo da face da terra; por causa da maldade de suas ações, e por causa do sangue que derramaram no meio da terra Ele destruiu tudo.
'E fomos deixados, eu e vocês, meus filhos, e tudo o que entrou conosco na arca, e eis que vejo suas obras diante de mim, que vocês não andam na justiça: pois no caminho da destruição vocês começaram a andar, e vocês estão se separando uns dos outros, e estão invejosos uns dos outros, e (assim acontece) que vocês não estão em harmonia, meus filhos, cada um com seu irmão.
Pois vejo, e eis que os demônios começaram suas seduções contra vocês e contra seus filhos e agora temo por vocês, que após minha morte vocês derramarão o sangue dos homens sobre a terra, e que vocês também serão destruídos da face da terra.
Pois quem derramar o sangue do homem, e quem comer o sangue de qualquer carne, todos serão destruídos da terra.
E não restará nenhum homem que coma sangue, ou que derrame o sangue do homem sobre a terra, Nem lhe será deixada qualquer semente ou descendentes vivendo sob o céu; Pois ao Sheol eles irão, E para o lugar da condenação descerão, E para a escuridão das profundezas todos serão removidos por uma morte violenta.
Não haverá sangue visto sobre vocês de todo o sangue que houver em todos os dias em que tiverem matado qualquer animal ou gado ou qualquer coisa que voe sobre a terra, e façam uma boa obra para suas almas cobrindo o que foi derramado sobre a face da terra.
E vocês não serão como aquele que come com sangue, mas guardem-se para que ninguém possa comer sangue diante de vocês: cubram o sangue, pois assim fui ordenado a testemunhar a vocês e a seus filhos, juntamente com toda a carne.
E não permitam que a alma seja comida com a carne, para que o seu sangue, que é a sua vida, não seja exigido pela mão de qualquer carne que o derrame sobre a terra.
Pois a terra não será purificada do sangue que foi derramado sobre ela; pois somente através do sangue daquele que o derramou a terra será purificada ao longo de todas as suas gerações.
E agora, meus filhos, ouçam: pratiquem o julgamento e a justiça para que possam ser plantados na justiça sobre a face de toda a terra, e sua glória seja exaltada diante do meu Deus, que me salvou das águas do dilúvio.
E eis que vocês irão e construirão para si cidades, e plantarão nelas todas as plantas que estão sobre a terra, e além disso todas as árvores frutíferas.
Por três anos o fruto de tudo o que é comido não será colhido: e no quarto ano seu fruto será considerado santo [e eles oferecerão os primeiros frutos], aceitáveis diante do Deus Altíssimo, que criou o céu e a terra e todas as coisas. Que eles ofereçam em abundância os primeiros do vinho e do óleo como primeiros frutos no altar do Senhor, que o recebe, e o que sobrar que os servos da casa do Senhor comam diante do altar que o recebe.
E no quinto ano façam a libertação para que a liberem em justiça e retidão, e vocês serão justos, e tudo o que plantarem prosperará.
Pois assim fez Enoque, o pai de seu pai, ordenar a Matusalém, seu filho, e Matusalém a seu filho Lameque, e Lameque me ordenou todas as coisas que seus pais lhe ordenaram.
E eu também vos darei mandamento, meus filhos, como Enoque ordenou a seu filho nos primeiros jubileus: enquanto ainda vivia, o sétimo em sua geração, ele ordenou e testemunhou a seu filho e aos filhos de seu filho até o dia de sua morte.'