Livro dos Jubileus 43

Plano de José para reter seus irmãos

E ele fez como José lhe havia dito, e encheu todos os seus sacos com comida e colocou o dinheiro em seus sacos, e colocou o cálice no saco de Benjamim.
E de manhã cedo eles partiram, e aconteceu que, quando partiram de lá, José disse ao mordomo de sua casa: 'Pursue-os, corra e agarre-os, dizendo: "Por bem me retribuístes com mal; vós roubastes de mim o cálice de prata do qual meu senhor bebe." E trazei-me de volta o vosso irmão mais novo, e trazei-o rapidamente antes que eu para o meu assento de julgamento.'
E ele correu atrás deles e lhes disse de acordo com estas palavras.
E eles lhe disseram: 'Deus nos livre que teus servos façam tal coisa, e roubem da casa do teu senhor qualquer utensílio, e também o dinheiro que encontramos em nossos sacos da primeira vez, nós teus servos trouxemos de volta da terra de Canaã.
Como então roubaríamos algum utensílio? Eis que aqui estamos nós e nossos sacos, busca, e onde quer que encontres o cálice no saco de qualquer homem entre nós, que ele seja morto, e nós e nossos jumentos serviremos ao teu senhor.'
E ele lhes disse: 'Não, o homem com quem eu encontrar, somente a ele tomarei como servo, e vós voltareis em paz para vossa casa.'
E enquanto ele estava procurando em seus vasos, começando pelo mais velho e terminando pelo mais novo, foi encontrado no saco de Benjamim.
Eles rasgaram suas vestes, carregaram seus jumentos, e voltaram para a cidade e foram para a casa de José, e todos se prostraram com o rosto no chão diante dele.
E José lhes disse: 'Vós fizestes mal.' E eles disseram: 'O que diremos e como nos defenderemos? Nosso senhor descobriu a transgressão de seus servos; eis que somos os servos de nosso senhor, e também nossos jumentos.
'E José lhes disse: 'Eu também temo o Senhor; quanto a vós, ide para vossas casas e deixai vosso irmão ser meu servo, pois fizestes mal. Não sabeis que um homem se deleita em seu cálice como eu com este cálice? E ainda assim vós o roubastes de mim.'

Súplica de Judá

E Judá disse: meu senhor, permita que teu servo, eu te rogo, fale uma palavra ao ouvido de meu senhor: dois irmãos a mãe de teu servo deu à luz a nosso pai: um partiu e se perdeu, e não foi encontrado, e ele sozinho restou de sua mãe, e teu servo nosso pai o ama, e sua vida também está ligada à vida deste (rapaz).
E acontecerá que, quando formos ao nosso pai servo, e o rapaz não estiver conosco, ele morrerá, e traremos nosso pai com tristeza à morte.
Agora, permita que eu, teu servo, fique em lugar do menino como um escravo para meu senhor, e deixe o rapaz ir com seus irmãos, pois eu me tornei fiador por ele diante de teu servo nosso pai, e se eu não o trouxer de volta, teu servo ouvirá a culpa de nosso pai para sempre.'

José se revela aos seus irmãos e os envia de volta para seu pai

E José viu que todos estavam de acordo em bondade uns com os outros, e ele não pôde se conter, e ele lhes disse que ele era José.
E ele conversou com eles na língua hebraica e caiu em seus pescoços e chorou.
Mas eles não o reconheceram e começaram a chorar. E ele lhes disse: 'Não choreis por mim, mas apressai-vos e trazei meu pai para mim; e vedes que é minha boca que fala e os olhos de meu irmão Benjamim veem.
Pois eis que este é o segundo ano da fome, e ainda cinco anos sem colheita ou fruto de árvores ou aragem.
Descei rapidamente vós e vossas famílias, para que não pereçais pela fome, e não vos entristeçais por vossas posses, pois o Senhor me enviou adiante de vós para ordenar as coisas para que muitas pessoas possam viver.
E dizei a meu pai que ainda estou vivo, e vós, eis que vedes que o Senhor me fez como um pai para Faraó, e governante sobre sua casa e sobre toda a terra do Egito.
E dizei a meu pai de toda a minha glória, e de todas as riquezas e glória que o Senhor me deu.'
E por ordem da boca de Faraó ele lhes deu carros e provisões para o caminho, e deu-lhes vestes de muitas cores e prata.
E a seu pai ele enviou vestes e prata e dez jumentos que carregavam trigo, e os enviou embora.
Eles subiram e contaram a seu pai que José estava vivo, e estava distribuindo trigo para todas as nações da terra, e que ele era governante sobre toda a terra do Egito.
E seu pai não acreditou, pois estava fora de si em sua mente; mas quando viu as carroças que José havia enviado, a vida de seu espírito reviveu, e ele disse: suficiente para mim se José vive; eu descerei e o verei antes de morrer.'