Livro dos Jubileus 42
Devido à fome
E no primeiro ano da terceira semana do quadragésimo quinto jubileu, a fome começou a vir para a terra [2171 A.M.], e a chuva se recusou a cair sobre a terra, pois não caiu absolutamente nada.
E a terra se tornou estéril, mas na terra do Egito havia comida, pois José havia reunido a semente da terra nos sete anos de fartura e a havia preservado.
E os egípcios foram a José para que ele lhes desse comida, e ele abriu os celeiros onde estava o grão do primeiro ano, e vendeu para o povo da terra por ouro.
<A fome era muito severa na terra de Canaã>, e Jacó ouviu que havia comida no Egito, e enviou seus dez filhos para que eles conseguissem comida para ele no Egito; mas Benjamim ele não enviou, e <os dez filhos de Jacó> chegaram <ao Egito> entre aqueles que foram (para lá).
José os reconhece e retém Simeão
E José os reconheceu, mas eles não o reconheceram, e ele falou com eles e os questionou, e disse a eles; 'Vocês não são espiões e não vieram explorar as abordagens da terra?' E ele os colocou na prisão.
E depois ele os libertou novamente, e deteve Simeão sozinho e enviou seus nove irmãos.
E encheu seus sacos com trigo, e colocou seu ouro em seus sacos, e eles não sabiam.
E ordenou que trouxessem seu irmão mais novo, pois eles lhe haviam dito que seu pai estava vivo e seu irmão mais novo.
Eles subiram da terra do Egito e chegaram à terra de Canaã; e contaram a seu pai tudo o que lhes acontecera, e como o senhor da terra lhes falara asperamente, e havia prendido Simeão até que trouxessem Benjamim.
E Jacó disse: 'Vocês me privaram de meus filhos! José não está e Simeão também não está, e vocês levarão Benjamim embora. Sobre mim veio a sua maldade.
'E ele disse: 'Meu filho não descerá com vocês, para que talvez ele fique doente; pois sua mãe deu à luz dois filhos, e um pereceu, e este vocês também levarão de mim. Se por acaso ele pegar uma febre no caminho, vocês trariam minha velhice com tristeza até a morte.'
Pois ele viu que seu dinheiro havia sido devolvido a cada homem em seu saco, e por esse motivo ele temeu enviá-lo.
Apesar da relutância de Jacó
E a fome aumentou e se tornou severa na terra de Canaã, e em todas as terras, exceto na terra do Egito, pois muitos dos filhos dos egípcios haviam guardado sua semente para alimento desde o momento em que viram José reunindo semente e colocando em celeiros e preservando para os anos de fome.
E o povo do Egito se alimentou disso durante o primeiro ano de sua fome.
Mas quando Israel viu que a fome era muito severa na terra, e que não havia salvação, ele disse a seus filhos: 'Vão novamente, e consigam comida para nós para que não morramos.'
Eles disseram: 'Não iremos; a menos que nosso irmão mais novo vá conosco, não iremos.'
E Israel viu que se não o enviasse com eles, todos pereceriam por causa da fome
E Rúben disse: 'Dê ele em minha mão, e se eu não o trouxer de volta para ti, mate meus dois filhos em vez de sua alma.'
E ele disse a ele: 'Ele não irá contigo.' E Judá se aproximou e disse: 'Envie-o comigo, e se eu não o trouxer de volta para ti, que eu carregue a culpa diante de ti todos os dias da minha vida.'
E ele o enviou com eles no segundo ano desta semana no [2172 A.M.] primeiro dia do mês, e eles chegaram à terra do Egito com todos os que foram, e (eles tinham) presentes em suas mãos, estoraque e amêndoas e nozes de terebinto e mel puro.
Eles foram e ficaram diante de José, e ele viu Benjamim seu irmão, e o reconheceu, e disse a eles: Este é o vosso irmão mais novo?' E eles disseram a ele: 'É ele.' E ele disse: O Senhor seja gracioso para ti, meu filho!'
E ele o enviou para sua casa e trouxe Simeão para eles e fez um banquete para eles, e eles lhe apresentaram o presente que trouxeram em suas mãos.
Eles comeram diante dele e ele deu a todos uma porção, mas a porção de Benjamim era sete vezes maior do que a de qualquer um deles.
Eles comeram e beberam e se levantaram e permaneceram com seus jumentos.
E José elaborou um plano para descobrir seus pensamentos quanto à paz entre eles, e disse ao mordomo que estava sobre sua casa: 'Encha todos os seus sacos com comida, e devolva seu dinheiro a eles em seus sacos, e minha taça, a taça de prata da qual bebo, coloque-a no saco do mais novo, e os envie embora.'