1 Livro de Adão e Eva 78
Então Adão disse a Eva: "Vê, os filhos estão adultos; devemos pensar em achar esposas para eles".
Então Eva respondeu: "Como poderemos fazê-lo"?
Então Adão disse-lhe: "Uniremos em matrimônio a irmã de Abel com Caim e a irmã de Caim com Abel".
Então disse Eva a Adão: "Eu não gosto de Caim porque ele é cruel, mas deixa-os estar até que ofereçamos ao Senhor por eles".
E Adão não disse mais nada.
Entrementes, Satã veio a Caim na figura de um homem do campo e disse-lhe: "Vê, Adão e Eva aconselharam-se sobre o casamento de vós dois; e eles concordaram em casar a irmã de Abel contigo e tua irmã com ele.
"Mas se não fosse por meu amor a ti, eu não te contaria isto. Ainda assim se tu seguires meu conselho, e me obedeceres, eu te trarei no dia de teu casamento belas vestes, ouro e prata em profusão, e meus parentes te servirão,"
Então Caim disse com alegria: "Onde estão teus parentes"?
E Satã respondeu: "Meu parentes estão num jardim ao norte, para onde eu pretendia levar teu pai Adão; mas ele não quis aceitar minha oferta. 106
"Mas tu, se aceitares minhas palavras e se vieres a mim após teu casamento, repousarás da miséria na qual estás; e repousarás e estarás em melhores condições que teu pai Adão."
Com estas palavras de Satã Caim abriu seus ouvidos e inclinou-se para sua fala.
E ele não permaneceu no campo, mas foi a Eva, sua mãe, e bateu nela e amaldiçoou-a e disse-lhe: "Por que, pretendeis tomar minha irmã uni-la em matrimônio com meu irmão? Acaso estarei morto'?
Sua mãe, entretanto acalmou-o, e enviou-o ao campo onde estivera.
Então, quando Adão chegou, ela contou-lhe o que Caim fizera.
Mas Adão lamentou-se conteve-se e não disse palavra.
Então, pela manhã Adão disse a Caim seu filho "Escolhe de teu rebanho os jovens e bons e oferece-os a teu Deus; e eu falarei a teu irmã para que faça a seu Deus um oferenda de grãos".
Ambos obedeceram seu pai Adão e pegaram sus oferendas e ofereceram-nas na montanha do altar.
Mas Caim comportou arrogantemente com seu irmão e empurrou-o do altar e não queria permitir-lhe que oferecesse seu presente no altar, mas oferecer o seu, com um coração orgulhoso, cheio de falsidade e fraude.
Mas, quanto a Abel, este juntou pedras que estavam à mão e sobre elas ofereceu seu presente com um coração humilde e livre de falsidade. 107
Caim estava então em pé ao lado do altar no qual oferecera seu presente; e clamou a Deus que aceitasse sua oferenda; mas Deus não a aceitou dele; nem desceu um fogo divino para consumir sua oferenda.
Mas ele permaneceu em pé reclinado sobre o altar, olhando com menosprezo e riso em direção de seu irmão Abel, para ver se Deus aceitaria sua oferenda ou não.
E Abel orou a Deus para que aceitasse sua oferenda. Então um fogo divino desceu e consumiu sua oferenda. E Deus sentiu o doce aroma de sua oferenda, porque Abel O amava e rejubilava-se nEle.
E porque Deus estava bem contente com ele, enviou seu anjo de luz na figura de homem que tinha participado de sua oferenda, porque Ele sentira o doce aroma de sua oferenda, e consolou Abel e fortaleceu seu coração.
Mas Caim, vendo tudo isto que aconteceu com a oferenda de seu irmão, encolerizou-se por causa disso.
Então abriu sua boca e blasfemou contra Deus, porque Ele não aceitara sua oferenda.
Mas Deus disse a Caim: "Por que estás de aparência triste? Se justo para que Eu possa aceitar tua oferenda. Não é contra Mim que murmuras, mas contra ti mesmo".
E Deus disse isto a Caim em resposta, e porque Ele o abominou e à sua oferenda.
E Cairo desceu do altar com cor mudada e o semblante angustiado, e foi ter com seu pai e sua mãe e contou-lhes tudo o que lhe havia sucedido. E Adão lamentou-se muito que Deus não aceitara a oferenda de Caim. 108
Mas Abel desceu rejubilaste e com o coração cheio de alegria, contou a seu pai e sua mãe como Deus havia aceitado sua oferenda. E eles alegraram-se com isto e beijaram sua face.
E Abel disse a seu pai: "Porque Caim empurrou-me do altar e não quis deixar-me oferecer meu presente sobre ele, eu fiz uma altar para mim e ofereci meu presente sobre ele".
Mas, ao ouvir isto, Adão ficou muito penalizado, porque era o altar que ele construíra primeiro, e no qual havia oferecido seus próprios presentes.
Quanto a Caim, ele estava tão mal-humorado e tão irado que foi ao campo; ali, Satã veio até ele e disse-lhe: "Uma vez que teu irmão Abel refugiou-se junto a teu pai Adão, porque tu o empurraste do altar, eles beijaram sua face e alegraram-se com ele, muito mais do que contigo".
Quando Caim ouviu estas palavras de Satã, encheu-se de fúria; não permitiu que ninguém o soubesse. Mas estava na espreita para matar seu irmão, até que o trouxe à caverna, e então lhe disse:
"O irmão, o campo está tão belo, e há nele tão belas e agradáveis árvores e fascinantes de se olhar! Mas irmão, tu nunca estiveste um dia sequer no campo para te divertires lá.
"Hoje, ó meu irmão, desejo muito que venhas comigo para o campo, para te divertires e para abençoares nossos campos e nossos rebanhos, pois tu és justo, e eu te amo muito, ó meu irmão! Mas tu te afastaste de mim."
Então Abel consentiu em ir ao campo com seu irmão Caim. 109
Mas, antes de ir, Caim disse a Abel: "Espera por mim, até que eu busque uma vara, por causa dos animais selvagens".
Então Abel parou à espera, em sua inocência. Mas Caim, o zeloso, buscou uma vara e saiu.
E eles puseram-se, Caim e seu irmão Abel, a andar pelo caminho; Caim falando com ele e confortando-o, para fazê-lo esquecer tudo.