1 Livro de Adão e Eva 79

E assim eles continuaram até chegarem a um lugar ermo, onde não havia ovelhas; então Abel disse a Caim: "Vê, meu irmão, estamos exaustos de andar, pois não vemos nenhuma árvore, nem fruta, nem vegetação, nem ovelhas, nenhuma das coisas sobre as quais me contaste. Onde estão aquelas tuas ovelhas que disseste para abençoar"?
Então Caim disse-lhe: "Continua, e logo verás muitas coisas belas, mas vai na minha frente, até que eu te alcance".
Então Abel foi adiante mas Caim permaneceu para trás.
Abel caminhava em sus inocência, sem falsidade; não acreditando que seu irmão mataria.
Então Caim, quando alcançou, consolou-o com sua conversa, andando um pouco atrás dele; então apressou passo e golpeou-o com a vara golpe após golpe, até ele fica sem sentidos.
Mas, quando Abel caiu a chão, vendo que seu irmão pretendia matá-lo, disse a Caim. "O meu irmão, tem piedade de mim. Pelos seios que sugamos, não me golpeies! Pelo ventre que nos carregou e nos trouxe a mundo, não me golpeies até morte com esta vara! Se queres me matar, pega 110 uma dessa pedras grandes, e mata-me de vez".
Então Caim, o cruel, assassino sem coração, pegou uma grande pedra e golpeou com ela a cabeça de seu irmão até que seus miolos esvaziaram se para fora e ele encharcou-se em seu sangue, diante dele.
E Caim não se arrependeu do que fizera.
Mas a terra, quando sangue do justo Abel caiu sobre ela, tremeu, ao beber se sangue, e queria eliminar Caim por isso.
E o sangue de Abel clamou misteriosamente a Deus, para que o vingasse de seu assassino.
Então Caim começou imediatamente a cavar a terra onde jazia seu irmão; pois estava tremendo por causa do medo que o acometeu, quando viu a terra tremer por sua causa.
Então lançou seu irmão na cova que fizera e cobriu-o com pó. Mas a terra recusava-se a recebê-lo; e expeliu-o imediatamente.
Novamente Caim cavou a terra e escondeu nela seu irmão; mas novamente a terra o lançou fora; por três vezes a terra assim lançou fora o corpo de Abel.
A terra lamacenta lançou-o fora da primeira vez porque ele não era a primeira criação; e lançou-o fora da segunda vez e não queria recebê-lo porque ele era justo e bom, e foi morto sem uma causa; e a terra lançou-o fora da terceira vez e não queria recebê-lo para que permanecesse perante seu irmão em testemunho contra ele.
E assim a terra zombou de Caim, até que a Palavra de Deus veio-lhe acerca de seu ir-mão.
Então Deus ficou irado e muito desgostoso com a morte 111 de Abel; e Ele trovejou do céu e lançou relâmpagos diante de Si, e a Palavra do Senhor Deus veio do céu a Caim, e disse- lhe: "Onde está Abel teu irmão"?
Então Caim respondeu com o coração orgulhoso e a voz áspera: "Como, ó Deus? Acaso sou o guardião de meu irmão"?
Então Deus disse a Caim: "Amaldiçoada a terra que bebeu o sangue de Abel teu irmão; e tu, tu permaneces tremendo e sacudindo-te; isto será um sinal sobre ti, para seres morto por quem te encontrar".
Mas Caim chorou porque Deus lhe dissera aquelas palavras; e Caim Lhe disse: "O Deus, quem me encontrar, matar-me-á; e serei eliminado da face da terra".
Então Deus disse a Caim: "Quem te encontrar não te matará". Porque, antes disso, Deus havia dito a Caim: "Eu determinarei sete castigos para aquele que matar Caim". Pois quanto à palavra de Deus a Caim: "Onde está teu irmão"? Deus o disse de misericórdia por ele, tentando fazê-lo arrepender-se.
Pois se Caim se tivesse arrependido naquela ocasião, e tivesse dito: Deus, perdoai-me meu pecado, e o assassínio de meu irmão", Deus então lhe teria perdoado seu pecado.
E quanto a Deus dizendo a Caim: "Amaldiçoado seja o solo que bebeu o sangue de teu irmão", isto também era a misericórdia de Deus para com Caim. Pois Deus não o amaldiçoara, mas amaldiçoou o solo; embora não fosse o solo que matara Abel e cometera iniqüidade.
Pois convinha que a maldição caísse sobre o assassino; ainda assim, por misericórdia, Deus ordenou Seus 112 pensamentos de maneira que ninguém o soubesse, e rejeitasse Caim.
E Ele lhe disse: "Onde está teu irmão"? Para o que ele respondeu e disse: "Eu não sei". Então o Criador lhe disse: "Fica tremendo e sacudindo-te".
Então Caim tremeu e ficou aterrorizado; e por este sinal Deus fez dele exemplo perante toda a criação, como o assassino de seu irmão. Também Deus trouxe tremor e terror sobre ele, para que ele pudesse ver a paz na qual estava antes, e ver também o tremor e o terror que suportava depois; a fim de que pudesse humilhar-se perante Deus, e arrepender-se de seu pecado e buscar a paz que desfrutara antes.
E na Palavra de Deu que dizia: "Eu determinarei sete castigos para quem matar Caim", Deus não estava procurando matar Caim pela espada mas Ele procurava, por ordem severa, fazê-lo morrer de jejum e oração e lamento, até a hora em que fosse libertado de se pecado.
E os sete castigos são as sete gerações que Deus deixou reservadas para Caim pelo assassínio de seu irmão.
Mas, quanto a Caim desde que matara seu irmão não conseguia achar nenhum repouso em lugar algum; mais voltou a Adão e Eva, tremendo aterrorizado e manchado pelo sangue... Fim 113