1 Livro de Adão e Eva 67

Mas quando Adão e Eva desceram à terra da lama negra, e se aproximaram do trigo que Deus lhes mostrara e viram-no maduro e pronto para ceifar, como não havia foice para ceifá- lo, cingiram-se e puseram-se a arrancar o trigo até tudo terminar.
Então juntaram-no num monte; e, debilitados pelo calor e pela sede, abrigaram-se à sombra de uma árvore, onde a brisa acalentou-os até dormirem.
Mas Satã viu o que Adão e Eva tinham feito. E chamou suas hostes e disse-lhes: "Já que Deus mostrou a Adão e Eva tudo sobre seu trigo para fortalecer seus corpos e, eis que eles vieram e fizeram um monte dele, e agora debilitados pela labuta estão agora adormecidos —, vinde, vamos tocar fogo neste monte de cereal e queimá-lo e tomemos esta bilha de água que está a seu lado e esvaziem- la a fim de que eles não encontrem nada para beber, e assim os mataremos de fome e sede.
"Então, quando eles acordaram de seu sono, e procurarem voltar à caverna, nós iremos até eles no caminho e os 86 desviaremos; para que ele: morram de fome e sede; então talvez eles possam negar Deus e Ele os destruirá. Assim nos livraremos deles,"
Então Satã e suas hostes lançaram fogo sobre o trigo e o consumiram.
Mas, por causa do calor das chamas, Adão e Eva despertaram de seu sono e viram o trigo queimado e a bilha de água a seu lado, derramada.
Então eles choraram e voltaram à caverna.
Mas ao subirem do sopé da montanha onde estavam, Satã e suas hostes vieram ao seu encontro na forma de anjos, louvando Deus.
Então Satã disse a Adão: Adão, por que sofres tanto de fome e sede? Parece-me que Satã queimou o trigo". E Adão lhe disse: "Sim".
Novamente Satã disse a Adão: "Volta conosco; somos anjos de Deus. Deus nos enviou a ti para mostrar-te um outro campo de cereal melhor que esse; e além dele uma fonte de água boa e muitas árvores, próximo de onde tu morarás e lavrarás o campo de trigo para um propósito melhor do que este que Satã consumiu".
Adão pensou ser verdade, e que eram anjos esses que lhe falavam; e voltou com eles.
Então Satã se pôs a desencaminhar Adão e Eva durante oito dias, até que ambos caíram como mortos de fome e sede e exaustão. Então ele fugiu com suas hostes e abandonou-os.