1 Livro de Adão e Eva 65
E quando o dia raiou, levantaram-se e oraram, segundo do seu hábito, e em seguida, saíram da caverna.
Mas como sentiam-se muito perturbados por causa do alimento que ingeriram, e a qual não estavam acostumados, andavam a esmo pela caverna dizendo um ao outro:
"Que foi que nos aconteceu ao comermos, para que esta dor nos acometesse? Ai de nós, morreremos! Teria sido melhor morrer que ter comido; e ter mantido puro nosso corpo que tê-lo poluído com alimento."
Então Adão disse a Eva: "Esta dor não nos acometeu no jardim, nem comíamos lá alimento ruim assim. Tu pensas, ó Eva, que Deus nos castigará através do alimento que está dentro de nós, ou que nossas entranhas sairão? Ou que Deus pretende matar-nos com esta dor antes que Ele cumpra Sua promessa a nós"?.
Então Adão implorou ao Senhor e disse: "O Senhor, não nos deixeis perecer através do alimento que ingerimos. O Senhor, não nos abatais; mas lidai conosco de acordo com Vossa grande misericórdia, e não nos abandoneis até o dia da 83 promessa que nos fizestes".
Então Deus olhou para eles e imediatamente tornou-os aptos para comer alimento; como até hoje; a fim de que não perecessem.
Então Adão e Eva voltaram à caverna tristes e chorando por causa da alteração em sua natureza. E ambos sabiam desde então que eram seres alterados; que sua pretensão de voltar ao jardim agora estava rompida; e que não poderiam mais penetrar nele.
Pois agora seus corpos tinham funções estranhas; e toda a carne que necessita de alimento e água para sua existência não pode estar no jardim.
Então Adão disse a Eva: "Vê, nossa esperança rompeu-se: e também a de entrarmos no jardim. Não fazemos mais parte dos habitantes do jardim; mas daqui por diante somos terrenos e pertencemos ao pó, somos habitantes da terra. Não retomaremos ao jardim até o dia que Deus prometeu salvar- nos e levar-nos novamente ao jardim, como Ele nos prometeu".
Então eles oraram a Deus para que tivesse misericórdia deles; depois do que acalmaram-se, mas o coração deles continuava dilacerado e sua saudade esfriara; e eram como estrangeiros na terra. Aquela noite Adão e Eva passaram na caverna, onde dormiram pesadamente por causa do alimento que haviam ingerido.