Romanos 15

5 Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos que não são fortes, e não agradar a nós mesmos.
Que cada um de nós agrade ao seu próximo para o bem dele, para edificá-lo.
Pois nem mesmo o Cristo agradou a si mesmo, mas, assim como está escrito: “Os insultos daqueles que te insultam caem sobre mim.”
Pois todas as coisas escritas anteriormente foram escritas para a nossa instrução, a fim de que, por meio da nossa perseverança e por meio do consolo das Escrituras, tivéssemos esperança.
Que o Deus que perseverança e consolo lhes conceda terem entre si a mesma atitude que Cristo Jesus teve,
para que, unidos e com uma voz, vocês glorifiquem ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo.
Portanto, acolham uns aos outros, assim como o Cristo também acolheu vocês, visando glória para Deus.
Pois eu lhes digo que Cristo se tornou servo dos circuncisos para mostrar a veracidade de Deus e confirmar as promessas que Ele fez aos antepassados deles,
e para que as nações glorificassem a Deus pela Sua misericórdia. Assim como está escrito: “É por isso que te reconhecerei abertamente entre as nações e ao teu nome cantarei louvores.”
E ele diz também: “Alegrem-se, nações, com o povo dele.”
E ainda: “Louvem a Jeová, todas as nações, e que todos os povos o louvem.”
E Isaías diz também: “Haverá a raiz de Jessé, aquele que surgirá para governar as nações; nele as nações basearão a sua esperança.”
Que o Deus que esperança encha vocês de toda alegria e paz por meio da sua confiança nele, para que transbordem de esperança pelo poder do espírito santo.
Pessoalmente, estou convencido quanto a vocês, meus irmãos, de que vocês mesmos também estão cheios de coisas boas, cheios de todo o conhecimento, e de que podem aconselhar uns aos outros.
No entanto, eu lhes escrevi com bastante franqueza sobre alguns pontos, para que vocês se lembrem deles novamente. Faço isso por causa da bondade imerecida que me foi concedida por Deus
para que eu fosse servo de Cristo Jesus a favor das nações. Estou ocupado na obra santa das boas novas de Deus, a fim de que as nações sejam uma oferta aceitável, santificada com espírito santo.
Portanto, tenho motivo para me orgulhar em Cristo Jesus no meu serviço a Deus.
Pois não me atreverei a falar de coisa alguma a não ser daquilo que Cristo realizou por meu intermédio para que as nações fossem obedientes. Ele agiu por meio das minhas palavras e ações,
pelo poder de sinais e milagres e pelo poder do espírito de Deus; assim, desde Jerusalém e por todos os lados até o Ilírico, preguei cabalmente as boas novas a respeito do Cristo.
Desse modo, fiz o possível para não declarar as boas novas nos lugares onde o nome de Cristo fosse conhecido, a fim de não construir sobre o alicerce de outra pessoa;
mas, assim como está escrito: “Aqueles que nunca tiveram notícia sobre ele verão, e os que não tinham ouvido entenderão.”
É por isso que fui muitas vezes impedido de ir visitar vocês.
Mas agora não tenho mais território virgem nestas regiões e por muitos anos estou ansioso de ir visitá-los.
Por isso, quando eu viajar para a Espanha, espero vê-los e ser acompanhado por vocês parte do caminho, depois de primeiro ter desfrutado um pouco a companhia de vocês.
Mas no momento estou de partida para Jerusalém a fim de servir os santos.
Pois os irmãos da Macedônia e os da Acaia partilharam de boa vontade suas coisas fazendo uma contribuição para os pobres entre os santos em Jerusalém.
Sim, eles fizeram isso de boa vontade, e de fato eram devedores deles; pois, se as nações participaram das coisas espirituais deles, elas também têm o dever de servir a eles com suas coisas materiais.
Assim, depois que eu tiver terminado de fazer isso e tiver entregado a eles essa contribuição em segurança, partirei para a Espanha e visitarei vocês no caminho.
Além disso, sei que, quando eu for visitá-los, chegarei com uma plena medida de bênçãos de Cristo.
Eu os exorto, irmãos, por meio do nosso Senhor Jesus Cristo e por meio do amor do espírito, que vocês se esforcem comigo em orações a Deus por mim,
para que eu seja livrado dos descrentes na Judeia e para que meu serviço a favor de Jerusalém seja bem aceito pelos santos.
Assim, pela vontade de Deus, eu os visitarei com alegria e serei reanimado junto com vocês.
Que o Deus que paz esteja com todos vocês. Amém.