Romanos 14
Quem come não menospreze aquele que não come, e quem não come não julgue aquele que come, pois Deus o acolheu.
Quem é você para julgar o servo de outro? É para o seu próprio senhor que ele fica de pé ou cai. De fato, ele ficará de pé, pois Jeová pode fazê-lo ficar de pé.
Uma pessoa considera um dia mais importante que outro, ao passo que outra pessoa considera todos os dias iguais; que cada um esteja plenamente convencido na sua própria mente.
Quem guarda o dia, guarda-o para Jeová. E quem come, come para Jeová, pois agradece a Deus; e quem não come, deixa de comer para Jeová, e mesmo assim agradece a Deus.
De fato, nenhum de nós vive somente para si mesmo, e ninguém morre somente para si mesmo.
Pois, se vivemos, vivemos para Jeová; se morremos, morremos para Jeová. Portanto, quer vivamos, quer morramos, pertencemos a Jeová.
Pois com este objetivo Cristo morreu e voltou a viver: para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos.
Mas por que você julga o seu irmão? E você, por que menospreza o seu irmão? Pois todos nós compareceremos perante o tribunal de Deus.
Porque está escrito: “‘Tão certo como eu vivo’, diz Jeová, ‘diante de mim todo joelho se dobrará, e toda língua reconhecerá abertamente a Deus’.”
Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.
Portanto, não julguemos mais uns aos outros, mas, em vez disso, estejam determinados a não pôr uma pedra de tropeço ou um obstáculo diante de um irmão.
(Sei e estou convencido no Senhor Jesus que nada é impuro em si mesmo; somente quando alguém considera algo como impuro, então para ele é impuro.)
Pois, se o seu irmão se ofende por causa de um alimento, você não está mais andando de acordo com o amor. Não arruíne, pelo seu alimento, aquele pelo qual Cristo morreu.
Portanto, não deixem que se fale mal do bem que vocês fazem.
Pois o Reino de Deus não tem a ver com comida e bebida, mas com justiça, paz e alegria no espírito santo.
Pois quem trabalha dessa forma como escravo para Cristo agrada a Deus e tem a aprovação dos homens.
Assim, empenhemo-nos pelas coisas que promovem a paz e pelas coisas que edificam uns aos outros.
Parem de demolir a obra de Deus só por causa do alimento. É verdade que todas as coisas são puras; mas é prejudicial para o homem comer se isso for causar tropeço.
É melhor não comer carne, nem beber vinho, nem fazer nada que leve o seu irmão a tropeçar.
A fé que você tem, guarde-a para si diante de Deus. Feliz é aquele que não condena a si mesmo por aquilo que aprova.
Mas, se alguém tem dúvidas e come, já está condenado, porque não come com base na fé. E tudo o que não se baseia na fé é pecado.