Levítico 24

24 Jeová disse mais a Moisés:
“Ordene aos israelitas que tragam para você azeite de oliva puro para a iluminação, a fim de manter as lâmpadas sempre acesas.
Arão deve sempre providenciar que as lâmpadas fiquem acesas diante de Jeová na tenda de reunião, do lado de fora da cortina do Testemunho, desde o anoitecer até a manhã seguinte. É um decreto permanente para todas as suas gerações.
Sobre o candelabro de ouro puro, ele sempre deve manter as lâmpadas em ordem perante Jeová.
“Você pegará farinha fina e com ela assará 12 pães em forma de anel. Cada pão deve ter dois décimos de uma efa.
Você os arrumará em duas pilhas sobre a mesa de ouro puro perante Jeová, cada pilha com seis pães.
Você deve pôr olíbano puro sobre cada pilha; esse servirá como representação da oferta inteira de pães; será uma oferta feita por fogo a Jeová.
Ele deve colocar os pães em ordem perante Jeová regularmente, todo dia de sábado. É um pacto permanente com os israelitas.
Serão de Arão e dos seus filhos, e eles os comerão num lugar santo, porque são uma porção santíssima que cabe a ele das ofertas feitas por fogo a Jeová. É um decreto permanente.”
Entre os israelitas havia um filho de uma israelita e de um egípcio, e houve uma briga entre ele e um israelita no acampamento.
O filho da israelita começou a insultar o Nome e a amaldiçoá-lo. Por isso o levaram a Moisés. A propósito, sua mãe era Selomite, filha de Dibri, da tribo de Dã.
Puseram-no em detenção até que a decisão de Jeová lhes fosse revelada.
Então Jeová disse a Moisés:
“Leve para fora do acampamento aquele que proferiu a maldição, e todos os que o ouviram porão as mãos sobre a cabeça dele, e toda a assembleia o apedrejará.
E você deve dizer aos israelitas: ‘Se algum homem amaldiçoar o seu Deus, ele responderá pelo seu pecado.
Assim, quem insultar o nome de Jeová sem falta deve ser morto. Toda a assembleia deve sem falta apedrejá-lo. O residente estrangeiro, assim como o israelita, deve ser morto por insultar o Nome.
“‘Se um homem tirar uma vida humana, sem falta deve ser morto.
Quem ferir e matar um animal doméstico deve dar compensação por ele, vida por vida.
Se um homem ferir seu próximo, o que ele fez deverá ser feito a ele.
Fratura por fratura, olho por olho, dente por dente; o mesmo tipo de ferimento que ele causar é o que se deve causar a ele.
Quem ferir e matar um animal deve dar compensação por ele, mas quem ferir e matar um homem deve ser morto.
“‘Uma decisão judicial se aplicará a vocês, tanto ao residente estrangeiro como ao israelita, porque eu sou Jeová, seu Deus.’”
Moisés falou então aos israelitas, e eles levaram para fora do acampamento aquele que havia proferido a maldição e o apedrejaram. Desse modo os israelitas fizeram assim como Jeová havia ordenado a Moisés.