Levítico 23

123 Jeová disse mais a Moisés:
2“Diga aos israelitas: ‘As festividades periódicas de Jeová, que vocês devem proclamar, são santos congressos. Estas são as minhas festividades periódicas:
3“‘Pode-se trabalhar por seis dias, mas o sétimo dia é um sábado de completo descanso, um santo congresso. Vocês não podem fazer nenhum tipo de trabalho. Deve ser um sábado para Jeová onde quer que vocês morarem.
4“‘Estas são as festividades periódicas de Jeová, santos congressos, que vocês devem proclamar nas épocas determinadas para elas:
5no primeiro mês, no dia 14 do mês, entre o pôr do sol e a noite, haverá a Páscoa para Jeová.
6“‘No dia 15 desse mês haverá para Jeová a Festividade dos Pães sem Fermento. Vocês devem comer pães sem fermento por sete dias.
7No primeiro dia, vocês realizarão um santo congresso. Não devem fazer nenhum trabalho árduo.
8Mas, durante sete dias, vocês devem apresentar a Jeová uma oferta feita por fogo. No sétimo dia haverá um santo congresso. Vocês não devem fazer nenhum trabalho árduo.’”
9Jeová também disse a Moisés:
10“Diga aos israelitas: ‘Quando por fim entrarem na terra que eu lhes dou, e fizerem a colheita, vocês terão de levar ao sacerdote um feixe das primícias da sua colheita.
11E ele moverá o feixe para frente e para trás perante Jeová, a fim de ganhar aprovação para vocês. O sacerdote deve movê-lo no dia seguinte ao sábado.
12No dia em que o feixe for movido, vocês terão de oferecer um carneirinho sadio no primeiro ano de vida, como oferta queimada a Jeová.
13A oferta de cereais acompanhante será dois décimos de uma efa de farinha fina misturada com azeite, como uma oferta feita por fogo a Jeová, um aroma agradável. A oferta de bebida acompanhante será um quarto de um him de vinho.
14Não comam pão algum, nem grão torrado, nem cereal novo até esse dia, até levarem a oferta do seu Deus. É um decreto permanente para todas as suas gerações, onde quer que vocês morarem.
15“‘Vocês devem contar sete sábados a partir do dia seguinte ao sábado, a partir do dia em que levarem o feixe da oferta movida. Devem contar semanas completas.
16Vocês contarão 50 dias, até o dia depois do sétimo sábado, e então devem apresentar uma nova oferta de cereais a Jeová.
17Vocês devem trazer de casa dois pães como oferta movida, feitos com dois décimos de uma efa de farinha fina. Eles devem ser assados com fermento; são os primeiros frutos maduros para Jeová.
18E junto com os pães vocês devem apresentar sete cordeiros sadios, cada um de um ano, um novilho e dois carneiros. Eles servirão de oferta queimada a Jeová, junto com as correspondentes ofertas de cereais e ofertas de bebida, como oferta feita por fogo, de aroma agradável para Jeová.
19E vocês terão de oferecer um cabrito como oferta pelo pecado e dois cordeiros, cada um de um ano, como sacrifício de participação em comum.
20O sacerdote moverá os dois cordeiros para frente e para trás, junto com os pães dos primeiros frutos maduros, como oferta movida perante Jeová. Devem servir como algo sagrado para Jeová, e eles pertencerão ao sacerdote.
21Nesse dia vocês proclamarão um santo congresso para vocês. Não podem fazer nenhum trabalho árduo. Esse é um decreto permanente para todas as suas gerações, onde quer que vocês morarem.
22“‘Quando fizerem a colheita da sua terra, você não deve colher completamente a extremidade do seu campo nem deve apanhar as sobras da sua colheita. Você deve deixá-las para o pobre e para o residente estrangeiro. Eu sou Jeová, seu Deus.’”
23Jeová disse ainda a Moisés:
24“Diga aos israelitas: ‘No sétimo mês, no primeiro dia do mês, deve haver para vocês um completo descanso, um dia para recordação anunciado ao toque de trombeta, um santo congresso.
25Vocês não podem fazer nenhum trabalho árduo, e apresentarão a Jeová uma oferta feita por fogo.’”
26Jeová falou mais a Moisés:
27“Mas o dia dez desse sétimo mês é o Dia da Expiação. Vocês devem realizar um santo congresso; devem afligir a si mesmos e apresentar a Jeová uma oferta feita por fogo.
28Não devem fazer nenhum tipo de trabalho nesse dia específico, porque é um dia de expiação, para se fazer expiação por vocês perante Jeová, seu Deus.
29Todo aquele que não afligir a si mesmo nesse dia será eliminado do seu povo.
30E destruirei dentre o seu povo qualquer pessoa que fizer algum tipo de trabalho nesse dia.
31Não façam nenhum tipo de trabalho. Esse é um decreto permanente para todas as suas gerações onde quer que vocês morarem.
32É um sábado de completo descanso para vocês; e vocês afligirão a si mesmos no dia nove do mês, ao anoitecer. Vocês devem guardar o seu sábado de um anoitecer ao outro anoitecer.”
33Jeová disse ainda a Moisés:
34“Diga aos israelitas: ‘No dia 15 desse sétimo mês haverá para Jeová, por sete dias, a Festividade das Barracas.
35No primeiro dia haverá um santo congresso; vocês não devem fazer nenhum trabalho árduo.
36Durante sete dias devem apresentar a Jeová uma oferta feita por fogo. No oitavo dia vocês devem realizar um santo congresso; devem apresentar a Jeová uma oferta feita por fogo. É uma assembleia solene. Vocês não podem fazer nenhum trabalho árduo.
37“‘Essas são as festividades periódicas de Jeová, que vocês devem proclamar como santos congressos, para apresentar a Jeová uma oferta feita por fogo — a oferta queimada, a oferta de cereais do sacrifício e as ofertas de bebida, segundo o que é exigido para cada dia.
38Essas ofertas serão feitas além das ofertas feitas nos sábados de Jeová, das dádivas, das ofertas feitas em cumprimento de um voto e das ofertas voluntárias, as quais vocês devem dar a Jeová.
39No entanto, no dia 15 do sétimo mês, quando tiverem recolhido os produtos da terra, vocês devem celebrar a festividade de Jeová por sete dias. No primeiro dia haverá um completo descanso, e no oitavo dia haverá um completo descanso.
40No primeiro dia vocês apanharão o fruto de árvores majestosas, folhas de palmeiras, galhos de árvores frondosas e de choupos dos vales, e se alegrarão perante Jeová, seu Deus, por sete dias.
41Vocês celebrarão essa festividade para Jeová por sete dias no ano. Devem celebrá-la no sétimo mês. Isso é um decreto permanente para todas as suas gerações.
42Vocês devem morar nas barracas por sete dias. Todos os israelitas de nascimento devem morar nas barracas,
43para que as suas gerações futuras saibam que foi nas barracas que fiz os israelitas morar quando os tirei da terra do Egito. Eu sou Jeová, seu Deus.’”
44Assim, Moisés falou aos israelitas a respeito das festividades periódicas de Jeová.