Lucas 12
12 Enquanto isso, quando uma multidão de muitos milhares havia se ajuntado a ponto de atropelarem uns aos outros, ele começou a falar, dirigindo-se primeiro aos discípulos: “Tomem cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.
2Mas não há nada cuidadosamente oculto que não venha a ser revelado, e não há nada secreto que não se torne conhecido.
3Portanto, tudo que vocês dizem na escuridão será ouvido na luz, e o que sussurram em aposentos reservados será pregado dos terraços das casas.
4Além disso, eu lhes digo, meus amigos: Não temam os que matam o corpo e depois disso não podem fazer mais nada.
5Mas eu lhes mostrarei a quem vocês devem temer: temam Aquele que, depois de matar, tem autoridade para lançar na Geena. Sim, eu lhes digo, temam a esse.
6Não se vendem cinco pardais por duas moedas de pequeno valor? Contudo, nem mesmo um deles é esquecido por Deus.
7Mas até mesmo os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais.
8“Eu lhes digo: Todo aquele que declarar diante dos homens que está em união comigo, o Filho do Homem também declarará, diante dos anjos de Deus, estar em união com ele.
9Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.
10E todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado; mas quem blasfemar contra o espírito santo não será perdoado.
11Quando levarem vocês diante de assembleias públicas, funcionários do governo e autoridades, não fiquem preocupados com o que falar ou como falar em sua defesa, ou com o que vocês dirão,
12pois o espírito santo lhes ensinará naquela mesma hora o que devem dizer.”
14Ele lhe respondeu: “Homem, quem me designou como juiz ou me deu o direito de repartir os bens entre vocês dois?”
15Então lhes disse: “Mantenham os olhos abertos e resguardem-se de todo tipo de ganância, porque, mesmo quando alguém tem abundância, sua vida não vem das coisas que possui.”
16Com isso, contou-lhes uma ilustração, dizendo: “A terra de um homem rico produziu bem.
17Por isso, ele começou a raciocinar no íntimo: ‘O que farei agora que não tenho onde ajuntar minhas safras?’
18E disse: ‘Farei o seguinte: derrubarei os meus celeiros e construirei maiores, e ali ajuntarei todo o meu cereal e todos os meus bens;
19e direi a mim mesmo: “Você tem muitas coisas boas armazenadas para muitos anos. Descanse, coma, beba, divirta-se.”’
20Mas Deus lhe disse: ‘Insensato, esta noite exigirão de você a sua vida. Quem terá então as coisas que você acumulou?’
21Isso é o que acontece com o homem que acumula tesouros para si, mas não é rico para com Deus.”
22Ele disse então aos seus discípulos: “É por isso que eu lhes digo: Parem de se preocupar tanto com a sua vida, quanto ao que comer, e com o seu corpo, quanto ao que vestir.
23Pois a vida vale mais do que o alimento, e o corpo mais do que a roupa.
24Vejam os corvos: eles não semeiam nem colhem, não têm nem celeiro nem depósito; contudo, Deus os alimenta. Será que vocês não valem muito mais do que as aves?
25Quem de vocês, por estar ansioso, pode acrescentar um côvado à duração da sua vida?
26Portanto, se vocês não podem fazer uma coisa tão pequena, por que se preocupam tanto com as outras coisas?
27Vejam como os lírios crescem: eles não trabalham nem fiam; mas eu lhes digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestia como um deles.
28Então, se Deus veste assim a vegetação do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais ele vestirá a vocês, homens de pouca fé!
29Assim, parem de procurar o que comer e o que beber, e parem de ficar excessivamente preocupados;
30porque é por todas essas coisas que as nações do mundo se empenham ansiosamente, mas o seu Pai sabe que vocês necessitam dessas coisas.
32“Não tema, pequeno rebanho, porque o seu Pai se agradou de dar o Reino a vocês.
33Vendam as suas coisas e deem aos pobres. Façam para vocês bolsas de dinheiro que não se gastem, um tesouro que nunca acabe, nos céus, onde o ladrão não chega perto nem a traça consome.
35“Estejam vestidos e preparados, estejam com as suas lâmpadas acesas,
36sejam como homens que esperam o seu senhor voltar do casamento, para que, quando ele vier e bater à porta, possam imediatamente abrir-lhe.
37Felizes aqueles escravos cujo senhor, quando vier, os encontrar vigiando! Digo a verdade a vocês: Ele se vestirá para servir, fará que se recostem à mesa e virá servi-los.
38E, se ele vier na segunda vigília, ou mesmo na terceira, e os encontrar preparados, felizes são!
39Mas saibam que, se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
40Vocês também, mantenham-se prontos, porque o Filho do Homem virá numa hora que vocês não acham provável.”
41Pedro perguntou então: “Senhor, essa ilustração é só para nós ou também para todos?”
42E o Senhor disse: “Quem é realmente o administrador fiel, o prudente, a quem o seu senhor encarregará do grupo de assistentes para sempre dar a eles a sua medida de mantimentos no tempo apropriado?
43Feliz aquele escravo se o seu senhor, quando vier, o encontrar fazendo isso!
44Digo a verdade a vocês: Ele o encarregará de todos os seus bens.
45Mas, se aquele escravo disser no coração: ‘Meu senhor demora a vir’, e começar a espancar os servos e as servas, e a comer, beber e se embriagar,
46o senhor daquele escravo virá num dia em que ele não espera e numa hora que ele não sabe, e o punirá com a maior severidade e lhe designará um lugar entre os infiéis.
47Então aquele escravo que entendeu a vontade do seu senhor, mas não se aprontou nem fez o que ele lhe pediu, será espancado com muitos golpes.
48Mas aquele que não entendeu e fez coisas que merecem punição será espancado com poucos golpes. Realmente, de todo aquele a quem muito foi dado, muito será exigido; e daquele que foi encarregado de muito, será exigido mais do que o normal.
49“Eu vim para acender um fogo na terra, e o que mais posso desejar se ele já foi aceso?
51Vocês pensam que eu vim trazer paz à terra? Eu lhes digo que não! Em vez disso, vim trazer divisão.
52Pois de agora em diante haverá numa casa cinco divididos uns contra os outros: três contra dois e dois contra três.
53Estarão divididos, pai contra filho e filho contra pai, mãe contra filha e filha contra mãe, sogra contra nora e nora contra sogra.”
54Então ele disse também às multidões: “Quando vocês veem uma nuvem surgindo no ocidente, dizem imediatamente: ‘Vem uma tempestade’, e assim acontece.
55E, quando vocês veem soprar um vento sul, dizem: ‘Haverá uma onda de calor’, e assim ocorre.
56Hipócritas! Vocês sabem examinar a aparência da terra e do céu, mas como é que não sabem examinar este tempo específico?
57Por que não julgam também por si mesmos o que é justo?
58Por exemplo, enquanto você e seu adversário estão indo a uma autoridade, empenhe-se, no caminho, em resolver a disputa com ele, para que ele não o leve perante o juiz, e o juiz o entregue ao oficial de justiça, e o oficial de justiça o lance na prisão.
59Eu lhe digo: Você de modo algum sairá de lá até pagar sua última pequena moeda.”