Lucas 11
1Numa ocasião, ele estava em certo lugar orando e, quando parou, um dos seus discípulos lhe disse: “Senhor, ensine-nos a orar, como também João ensinou os discípulos dele.”
2Ele lhes disse então: “Sempre que orarem, digam: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino.
4E perdoa-nos os nossos pecados, pois nós mesmos também perdoamos a todo aquele que está em dívida conosco; e não nos leves à tentação.’”
5Então ele lhes disse: “Digamos que um de vocês tenha um amigo e vá procurá-lo à meia-noite, e lhe diga: ‘Amigo, empreste-me três pães,
6porque um amigo meu acaba de chegar de uma viagem e eu não tenho nada para lhe oferecer.’
7Mas ele responde lá de dentro: ‘Pare de me incomodar. A porta já está trancada e os meus filhinhos estão comigo na cama. Não posso me levantar e lhe dar algo.’
8Eu lhes digo: Ele certamente se levantará para lhe dar tudo que necessita, não por ser seu amigo, mas por causa da sua persistência e ousadia.
9Portanto, eu lhes digo: Persistam em pedir, e lhes será dado; persistam em buscar, e acharão; persistam em bater, e lhes será aberto.
10Pois todo aquele que pede, recebe; e todo aquele que busca, acha; e a todo aquele que bate, se abrirá.
11Realmente, qual é o pai entre vocês que, se o filho lhe pedir um peixe, lhe entregará uma serpente em vez de um peixe?
12Ou, se lhe pedir também um ovo, lhe entregará um escorpião?
13Portanto, se vocês, embora maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai, no céu, dará espírito santo aos que lhe pedirem!”
14Mais tarde ele expulsou de um homem um demônio mudo. Depois de o demônio sair, o mudo falou, e as multidões ficaram maravilhadas.
15Mas alguns disseram: “Ele expulsa os demônios por meio de Belzebu, o governante dos demônios.”
16E outros, para testá-lo, começaram a lhe pedir um sinal do céu.
17Conhecendo os pensamentos deles, ele lhes disse: “Todo reino dividido contra si mesmo cai em ruína, e uma casa dividida contra si mesma cai.
18Da mesma forma, se Satanás também está dividido contra si mesmo, como o seu reino ficará de pé? Pois vocês dizem que eu expulso os demônios por meio de Belzebu.
19Se eu expulso os demônios por meio de Belzebu, por meio de quem seus filhos os expulsam? É por isso que eles julgarão vocês.
20Mas, se é por meio do dedo de Deus que eu expulso os demônios, o Reino de Deus realmente alcançou vocês.
21Quando um homem forte, bem armado, guarda o seu palácio, seus bens ficam seguros.
22Mas, quando alguém mais forte do que ele o ataca e vence, tira-lhe todas as armas em que confiava e reparte as coisas que tomou dele.
23Quem não está do meu lado está contra mim, e quem comigo não ajunta, espalha.
24“Quando um espírito impuro sai de um homem, ele passa por lugares áridos procurando onde descansar e, quando não acha nada, diz: ‘Voltarei para a minha casa, da qual me mudei.’
25E, ao chegar, acha a casa varrida e decorada.
26Então ele vai e traz consigo outros sete espíritos, piores do que ele mesmo, e, depois de entrarem, ficam morando ali. Assim, a situação final desse homem se torna pior do que no início.”
27Enquanto ele dizia isso, uma mulher da multidão lhe disse bem alto: “Feliz o ventre que o carregou e os seios que o amamentaram!”
28Mas ele disse: “Não, em vez disso, felizes os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática!”
29Enquanto as multidões se aglomeravam, ele começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Procura um sinal , mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal de Jonas.
30Pois, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim será o Filho do Homem para esta geração.
31A rainha do sul será levantada no julgamento com os homens desta geração e os condenará, porque ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Mas agora alguém maior do que Salomão está aqui.
32Os homens de Nínive se levantarão no julgamento com esta geração e a condenarão, porque eles se arrependeram com o que Jonas pregou. Mas agora alguém maior do que Jonas está aqui.
33Depois de acender uma lâmpada, a pessoa a coloca não num lugar oculto nem debaixo de um cesto, mas em cima de um suporte, para que os que entram possam ver a luz.
34A lâmpada do seu corpo é o olho. Quando o seu olho é focado, todo o seu corpo também é luminoso; mas, quando é invejoso, o seu corpo também é escuro.
35Por isso, tome cuidado para que a luz que há em você não seja escuridão.
36Portanto, se todo o seu corpo for luminoso, sem nenhuma parte escura, todo ele será tão luminoso como uma lâmpada que ilumina você com a sua luz.”
37Depois de ele ter dito isso, um fariseu lhe pediu que comesse com ele. De modo que entrou e se recostou à mesa.
38No entanto, o fariseu ficou surpreso quando viu que ele não se lavou antes da refeição.
39Mas o Senhor lhe disse: “Ora, vocês, fariseus, limpam por fora o copo e o prato, mas por dentro estão cheios de ganância e de maldade.
40Insensatos! Aquele que fez o exterior também fez o interior, não fez?
42Mas ai de vocês, fariseus, porque dão o décimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas desconsideram a justiça e o amor a Deus! Essas coisas vocês tinham a obrigação de fazer, mas sem desconsiderar as outras.
43Ai de vocês, fariseus, porque amam os primeiros assentos nas sinagogas e os cumprimentos nas praças públicas!
44Ai de vocês, porque são como aquelas sepulturas que não são facilmente vistas, e os homens andam sobre elas sem saber!”
45Em resposta, um dos peritos na Lei lhe disse: “Instrutor, dizendo essas coisas, o senhor também insulta a nós.”
46Ele disse então: “Ai de vocês também, peritos na Lei, porque põem sobre os homens cargas difíceis de levar, mas vocês mesmos não tocam nas cargas nem com um só dedo!
47“Ai de vocês, porque constroem os túmulos dos profetas, mas os seus antepassados os mataram!
48Certamente, vocês são testemunhas das ações dos seus antepassados e mesmo assim as aprovam, pois eles mataram os profetas, mas vocês constroem os túmulos deles.
49É por isso que a sabedoria de Deus também disse: ‘Enviarei a eles profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles,
50para que o sangue de todos os profetas, derramado desde a fundação do mundo, seja cobrado desta geração,
51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e a casa.’ Sim, eu lhes digo, será cobrado desta geração.
52“Ai de vocês, peritos na Lei, porque se apoderaram da chave do conhecimento. Vocês mesmos não entraram e tentam impedir os que estão entrando!”
53Assim, quando ele saiu dali, os escribas e os fariseus começaram a pressioná-lo fortemente e a lhe fazer muitas outras perguntas,
54armando ciladas para apanhá-lo em algo que dissesse.