Josué 7

17 Mas os israelitas foram infiéis com respeito ao que havia sido condenado à destruição, pois Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, pegou algumas coisas do que havia sido condenado à destruição. Em vista disso, a ira de Jeová se acendeu contra os israelitas.
2Josué enviou então homens de Jericó a Ai, que fica perto de Bete-Áven e ao leste de Betel, e lhes disse: “Vão e espionem a terra.” Portanto, os homens foram e espionaram Ai.
3Quando voltaram a Josué, lhe disseram: “Não é necessário que todo o povo vá. Uns 2.000 ou 3.000 homens são suficientes para derrotar Ai. Não canse todo o povo mandando-os ir, pois os habitantes de lá são poucos.”
4De modo que cerca de 3.000 homens foram para lá, mas eles tiveram de fugir dos homens de Ai.
5Os homens de Ai mataram 36 homens; perseguiram os israelitas desde o lado de fora do portão até Sebarim, matando-os na descida. Por isso, o coração do povo derreteu e se tornou como água.
6Em vista disso, Josué rasgou as suas roupas e se prostrou com o rosto por terra diante da Arca de Jeová até o anoitecer, ele e os anciãos de Israel, e jogaram pó sobre a cabeça.
7Josué disse: “Ai, Soberano Senhor Jeová, por que fizeste este povo atravessar o Jordão? Foi para nos entregar aos amorreus, a fim de sermos destruídos? Quem dera que tivéssemos nos contentado em permanecer do outro lado do Jordão!
8Perdão, ó Jeová, o que posso dizer agora que Israel fugiu dos seus inimigos?
9Quando os cananeus e todos os habitantes desta terra ouvirem falar disso, eles nos cercarão e apagarão o nosso nome da terra, e o que tu farás com relação ao teu grande nome?”
10Jeová respondeu a Josué: “Levante-se! Por que você está prostrado com o rosto por terra?
11Israel pecou; eles violaram o pacto que lhes ordenei que guardassem. Pegaram algumas coisas do que havia sido condenado à destruição, furtando-as e colocando-as secretamente entre os seus próprios bens.
12Por isso, os israelitas não poderão se manter firmes contra os seus inimigos. Virarão as costas para fugir dos seus inimigos, visto que se tornaram algo condenado à destruição. Não estarei mais com vocês, a menos que eliminem do seu meio o que foi condenado à destruição.
13Vá e santifique o povo! Diga-lhes: ‘Santifiquem-se para amanhã, pois assim diz Jeová, o Deus de Israel: “Há algo condenado à destruição no seu meio, ó Israel. Vocês não poderão se manter firmes contra os seus inimigos até que removam do seu meio o que está condenado à destruição.
14Vocês devem se apresentar de manhã, tribo por tribo; a tribo que Jeová selecionar virá à frente, família por família; a família que Jeová selecionar virá à frente, casa por casa; e a casa que Jeová selecionar virá à frente, homem por homem.
15E aquele que for pego com a coisa condenada à destruição será queimado no fogo, ele e tudo o que for dele, porque violou o pacto de Jeová e porque cometeu um ato vergonhoso em Israel.”’”
16Então Josué se levantou cedo na manhã seguinte e fez Israel se apresentar, tribo por tribo, e a tribo de Judá foi selecionada.
17Ele fez as famílias de Judá vir à frente e a família dos zeraítas foi selecionada; depois fez a família dos zeraítas vir à frente, homem por homem, e Zabdi foi selecionado.
18Por fim, fez vir à frente os da casa de Zabdi, homem por homem, e Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, foi selecionado.
19Josué disse então a Acã: “Meu filho, por favor, honre a Jeová, o Deus de Israel, e confesse a ele. Por favor, diga-me o que você fez. Não me esconda nada.”
20Acã disse a Josué: “De fato, fui eu que pequei contra Jeová, o Deus de Israel, e o que fiz foi o seguinte:
21quando vi no meio do despojo um belo manto oficial de Sinear, 200 siclos de prata e uma barra de ouro de 50 siclos, eu os desejei e os peguei. Estão escondidos na minha tenda, enterrados no chão, com o dinheiro por baixo.”
22Josué enviou imediatamente alguns homens, e eles foram correndo até a tenda; lá na tenda estava escondido o manto, com o dinheiro por baixo.
23Assim, eles tiraram as coisas da tenda e as levaram a Josué e a todos os israelitas, e as puseram diante de Jeová.
24Então Josué e todo o Israel com ele pegaram Acã, filho de Zerá, bem como a prata, o manto oficial, a barra de ouro, seus filhos, suas filhas, seus touros, seus jumentos, suas ovelhas, sua tenda e tudo o que era seu, e os levaram para o vale de Acor.
25Josué disse: “Por que você trouxe calamidade sobre nós? Hoje Jeová trará calamidade sobre você.” Então todo o Israel o apedrejou; depois disso queimou todos no fogo. Assim, todos eles foram apedrejados.
26E levantaram sobre ele um grande monte de pedras, que permanece até o dia de hoje. Em vista disso, a ira ardente de Jeová diminuiu. É por isso que aquele lugar é chamado de vale de Acor até hoje.