Jeremias 22
Diga: ‘Ouça a palavra de Jeová, ó rei de Judá, que se senta no trono de Davi, sim, o senhor, os seus servos e o seu povo, que entram por estes portões.
Assim diz Jeová: “Defendam a justiça e a retidão. Livrem das mãos dos exploradores os que estão sendo roubados. Não maltratem nenhum residente estrangeiro, nem prejudiquem nenhum órfão ou viúva. E não derramem sangue inocente neste lugar.
Pois, se vocês cumprirem cuidadosamente essas palavras, então os reis que se sentam no trono de Davi entrarão pelos portões desta casa andando em carros e montando cavalos — eles com seus servos e seu povo.”’
“‘Mas, se vocês não obedecerem a essas palavras, juro por mim mesmo’, diz Jeová, ‘que esta casa se tornará um lugar devastado’.
“Pois assim diz Jeová sobre a casa do rei de Judá: ‘Você é para mim como Gileade, Como o cume do Líbano. No entanto, farei de você um deserto; Todas as suas cidades ficarão desabitadas.
E vou designar destruidores contra você, Cada um com as suas armas. Eles derrubarão os seus melhores cedros E os lançarão no fogo.
“‘E muitas nações passarão por esta cidade, e as pessoas perguntarão umas às outras: “Por que Jeová fez isso com esta grande cidade?”
E a resposta será: “Porque eles abandonaram o pacto de Jeová, seu Deus, e se curvaram diante de outros deuses e os serviram.”’
Não chorem por aquele que morreu, Nem sintam pena dele. Em vez disso, chorem muito por aquele que está indo embora, Pois ele nunca mais voltará para ver a sua terra natal.
“Pois assim diz Jeová a respeito de Salum, filho de Josias e rei de Judá, que reina no lugar de Josias, seu pai, e que foi embora deste lugar: ‘Ele nunca mais voltará.
Pois ele morrerá no lugar para onde o exilaram e nunca mais verá esta terra.’
Ai daquele que constrói a sua casa com injustiça E os seus aposentos superiores com desonestidade, Que faz o seu próximo trabalhar para ele de graça, Que se recusa a pagar o seu salário.
Ele diz: ‘Vou construir para mim uma casa espaçosa, Com aposentos superiores amplos. Vou colocar-lhe janelas, Revesti-la de cedro e pintá-la de vermelhão.’
Será que você continuará a reinar porque usa mais cedro do que os outros? Seu pai também comia e bebia, Mas defendia a justiça e a retidão, E tudo ia bem com ele.
Ele defendia a causa do necessitado e do pobre, De modo que tudo ia bem. ‘Não é isso que significa conhecer-me?’ diz Jeová.
‘Mas os seus olhos e o seu coração só querem obter lucro desonesto, Derramar sangue inocente E cometer fraude e extorsão.’
“Portanto, assim diz Jeová a respeito de Jeoiaquim, filho de Josias e rei de Judá: ‘Ninguém o lamentará: “Ai, meu irmão! Ai, minha irmã!” Ninguém o lamentará: “Ai, senhor! Ai, sua majestade!”
Seu enterro será como o enterro de um jumento: Ele será arrastado e lançado para longe, Fora dos portões de Jerusalém.’
Suba ao Líbano e clame, Erga a sua voz em Basã, E grite de Abarim, Pois todos os seus amantes foram esmagados.
Eu falei com você quando você se sentia segura. Mas você disse: ‘Não obedecerei.’ Você tem agido assim desde a sua juventude, Pois nunca obedeceu à minha voz.
Um vento pastoreará todos os seus pastores, E os seus amantes irão para o cativeiro. Então você será envergonhada e humilhada por causa de toda a sua calamidade.
Ó moradora do Líbano, Que faz o seu ninho entre os cedros, Você vai gemer muito quando lhe sobrevierem dores, Uma angústia como a da mulher que está dando à luz.”
“‘Tão certo como eu vivo’, diz Jeová, ‘mesmo se você, Conias, filho de Jeoiaquim e rei de Judá, fosse um anel de selar na minha mão direita, eu o arrancaria!
Vou entregar-lhe nas mãos dos que procuram tirar a sua vida, nas mãos daqueles de quem você tem medo, nas mãos de Nabucodonosor, rei de Babilônia, e nas mãos dos caldeus.
E vou lançar você e sua mãe, aquela que o deu à luz, numa outra terra, onde vocês não nasceram, e lá vocês morrerão.
Não voltarão à terra da qual sentirão saudade.
Será que esse homem Conias não passa de um pote desprezado e quebrado, Um vaso que ninguém quer? Por que ele e os seus descendentes foram lançados para baixo E jogados numa terra que não conhecem?’
Ó terra, terra, terra, ouça a palavra de Jeová!
Assim diz Jeová: ‘Registrem esse homem como alguém sem filhos, Como alguém que não será bem-sucedido na vida, Pois nenhum dos seus descendentes será bem-sucedido Em se sentar no trono de Davi e governar novamente em Judá.’”