Jeremias 21

121 Jeremias recebeu a palavra de Jeová quando o rei Zedequias lhe enviou Pasur, filho de Malquias, e Sofonias, filho de Maaseias, o sacerdote, para pedir o seguinte:
2“Por favor, consulte a Jeová a nosso favor, porque Nabucodonosor, rei de Babilônia, está travando guerra contra nós. Talvez Jeová realize a nosso favor um dos seus atos maravilhosos, e o obrigue a se retirar.”
3Jeremias respondeu-lhes: “Isto é o que vocês devem dizer a Zedequias:
4‘Assim diz Jeová, o Deus de Israel: “Estou voltando contra vocês as armas de guerra que estão nas suas próprias mãos, com as quais vocês estão lutando contra o rei de Babilônia e os caldeus que estão fora da muralha cercando vocês. E eu as ajuntarei no meio desta cidade.
5E eu mesmo lutarei contra vocês com mão estendida e braço forte, com ira, furor e grande indignação.
6Vou golpear os habitantes desta cidade. Tanto os homens como os animais morrerão por causa de uma grande peste.”’
7“‘“Depois disso”, diz Jeová, “entregarei Zedequias, rei de Judá, seus servos e o povo desta cidade — aqueles que sobreviverem à peste, à espada e à fome — nas mãos de Nabucodonosor, rei de Babilônia, nas mãos dos seus inimigos e nas mãos dos que procuram tirar-lhes a vida. Ele os matará à espada. Não sentirá dó deles, nem terá compaixão, nem mostrará misericórdia.”’
8“E você deve dizer a este povo: ‘Assim diz Jeová: “Estou pondo diante de vocês o caminho da vida e o caminho da morte.
9Os que permanecerem nesta cidade morrerão pela espada, pela fome e pela peste. Mas quem sair e se render aos caldeus que cercam vocês continuará vivo e terá a sua vida como despojo.”’
10“‘“Pois eu me voltei contra esta cidade para a calamidade dela, não para o bem”, diz Jeová. “Ela será entregue nas mãos do rei de Babilônia, e ele a queimará com fogo.”
11“‘À casa do rei de Judá: Ouçam a palavra de Jeová.
12Ó casa de Davi, assim diz Jeová: “Defendam a justiça toda manhã, E livrem das mãos dos exploradores os que estão sendo roubados, Para que o meu furor não se acenda como um fogo E queime sem que ninguém possa apagá-lo, Por causa das suas más ações.”’
13‘Eu estou contra você, ó moradora do vale, Ó rochedo da planície’, diz Jeová. ‘Vocês dizem: “Quem descerá contra nós? Quem invadirá as nossas casas?”
14Mas eu ajustarei contas com vocês Conforme merecem pelas suas ações’, diz Jeová. ‘E porei fogo na sua floresta, E ele devorará todos os seus arredores.’”