Isaías 3
3 Pois vejam! O verdadeiro Senhor, Jeová dos exércitos, Vai remover de Jerusalém e de Judá todo tipo de sustento e suprimento, Todo o sustento de pão e de água,
O chefe de cinquenta, o governante e o conselheiro, O perito em artes mágicas e o encantador hábil.
Farei com que meninos sejam os seus príncipes, E os instáveis reinarão sobre eles.
As pessoas oprimirão umas às outras, Cada uma ao seu próximo. O jovem agredirá o idoso, E o desprezado desafiará quem é respeitado.
Cada um segurará o seu irmão na casa de seu pai e dirá: “Você tem um manto — seja o nosso governante. Assuma o controle deste monte de ruínas.”
Mas ele responderá naquele dia: “Não enfaixarei suas feridas; Não tenho comida nem roupa na minha casa. Não me coloquem como governante sobre o povo.”
Pois Jerusalém tropeçou E Judá caiu, Porque em palavras e ações eles são contra Jeová; Comportam-se com rebeldia em sua gloriosa presença.
A expressão do rosto deles dá testemunho contra eles. Eles proclamam o seu pecado como Sodoma; Não tentam escondê-lo. Ai deles, pois estão trazendo desgraça sobre si mesmos!
Digam aos justos que tudo irá bem com eles; Serão recompensados pelo que fazem.
Ai dos maus! A desgraça virá sobre eles, Pois o que fizeram com as suas mãos será feito a eles.
Meu povo é oprimido pelos seus feitores, E mulheres dominam sobre eles. Ó meu povo, seus líderes os fazem vaguear, E confundem o seu caminho.
Jeová toma posição para acusar; Ele se levanta para sentenciar povos.
Jeová condenará os anciãos e os príncipes do Seu povo. “Vocês queimaram o vinhedo, E o que vocês roubaram do pobre está nas suas casas.
Como ousam esmagar meu povo E esmigalhar o rosto dos pobres no pó?” diz o Soberano Senhor, Jeová dos exércitos.
Jeová diz: “Visto que as filhas de Sião são arrogantes, Andam com a cabeça erguida, Flertando com os olhos, dando passinhos E fazendo um som tilintante com seus enfeites de tornozelo,
Jeová fará com que a cabeça das filhas de Sião fique cheia de crostas, E Jeová exporá a testa delas.
Naquele dia Jeová tirará todos os seus adornos: as argolas de tornozelo, As faixas para a cabeça, os enfeites em forma de meia-lua,
Os brincos, os braceletes, os véus,
As coberturas para a cabeça, as correntinhas de tornozelo, as faixas, Os frascos de perfume, os amuletos,
Os anéis, as argolas para o nariz,
Os trajes de gala, as capas, os mantos, as bolsas,
Os espelhos de mão, as roupas de linho, Os turbantes e os véus.
“Em vez de óleo de bálsamo haverá mau cheiro; Em vez de um cinto, uma corda; Em vez de belos penteados, calvície; Em vez de uma roupa luxuosa, roupa de pano de saco; E em vez de beleza, marca de ferro em brasa.
Seus homens cairão pela espada; E os valentes, na batalha.
Os portões dela ficarão de luto e expressarão tristeza, E ela se sentará no chão, desolada.”