Isaías 2

12 Foi isto que Isaías, filho de Amoz, viu a respeito de Judá e Jerusalém:
2Na parte final dos dias, O monte da casa de Jeová Ficará firmemente estabelecido acima do cume dos montes, E será elevado acima das colinas, E todas as nações afluirão a ele.
3E muitos povos irão e dirão: “Venham, subamos ao monte de Jeová, À casa do Deus de Jacó. Ele nos instruirá sobre os seus caminhos, E nós andaremos nas suas veredas.” Pois de Sião sairá a lei, E de Jerusalém a palavra de Jeová.
4Ele fará julgamento entre as nações E resolverá as questões referentes a muitos povos. Eles transformarão as suas espadas em arados, E as suas lanças em podadeiras. Nação não levantará espada contra nação, Nem aprenderão mais a guerra.
5Venha, ó casa de Jacó, Andemos na luz de Jeová.
6Pois abandonaste o teu povo, a casa de Jacó, Porque a sua terra ficou cheia das coisas do Oriente; Eles praticam a magia, como os filisteus, E há muitos filhos de estrangeiros entre eles.
7Sua terra está cheia de prata e de ouro, E não há limite para os seus tesouros. Sua terra está cheia de cavalos, E não há limite para os seus carros de guerra.
8Sua terra está cheia de deuses que nada valem. Curvam-se diante do trabalho das suas próprias mãos, Diante do que os seus próprios dedos fizeram.
9Assim os homens se rebaixam e são humilhados, E não é possível que os perdoes.
10Entre na rocha e esconda-se no pó Por causa da presença atemorizante de Jeová E do esplendor da sua majestade.
11Os olhos dos arrogantes serão humilhados, E os homens orgulhosos serão rebaixados. Somente Jeová será enaltecido naquele dia.
12Porque é o dia que pertence a Jeová dos exércitos. Vem sobre todos os orgulhosos e altivos, Sobre todos, tanto os de condição elevada como os humildes,
13Sobre todos os cedros do Líbano, que são altivos e elevados, E sobre todos os carvalhos de Basã,
14Sobre todos os montes altivos E sobre todas as colinas elevadas,
15Sobre toda torre alta e toda muralha fortificada,
16Sobre todos os navios de Társis E sobre todos os barcos desejáveis.
17Os homens orgulhosos serão rebaixados, E os homens arrogantes serão humilhados. Somente Jeová será enaltecido naquele dia.
18Os deuses que nada valem desaparecerão completamente.
19E as pessoas entrarão nas cavernas das rochas E nos buracos no chão, Por causa da presença atemorizante de Jeová E do esplendor da sua majestade, Quando ele se levantar para fazer a terra tremer de medo.
20Naquele dia, os homens pegarão seus deuses de prata e de ouro que nada valem, Que fizeram para se curvar diante deles, E os lançarão aos ratos e aos morcegos,
21E entrarão nos buracos das rochas E nas fendas dos rochedos, Por causa da presença atemorizante de Jeová E do esplendor da sua majestade, Quando ele se levantar para fazer a terra tremer de medo.
22Para seu próprio bem, parem de confiar no mero homem, Que é apenas o fôlego de suas narinas. Por que ele deveria ser levado em conta?