Êxodo 10
0 Então Jeová disse a Moisés: “Apresente-se a Faraó, pois deixei o coração dele e o coração dos seus servos ficar insensíveis, para que eu pudesse mostrar estes meus sinais bem diante dele.
E também para que você pudesse falar aos seus filhos e aos seus netos sobre a severidade com que lidei com o Egito e sobre os sinais que realizei entre eles. Assim vocês certamente saberão que eu sou Jeová.”
Portanto, Moisés e Arão se apresentaram a Faraó e lhe disseram: “Assim disse Jeová, o Deus dos hebreus: ‘Até quando você se recusará a se submeter a mim? Deixe meu povo ir, para que me sirvam.
Pois, se você continuar se recusando a deixar meu povo ir, amanhã trarei gafanhotos para dentro dos limites do seu território.
Eles cobrirão a superfície da terra de modo que não será possível ver o chão. Devorarão o que lhes restou depois do granizo e comerão todas as árvores que crescem no seu campo.
Encherão suas casas, as casas de todos os seus servos e as casas de todo o Egito, como seus pais e seus avós nunca viram, desde o dia em que nasceram nesta terra até o dia de hoje.’” Com isso ele se virou e se retirou da presença de Faraó.
Então os servos de Faraó lhe disseram: “Até quando este homem continuará a nos ameaçar? Deixe os homens ir, para que sirvam a Jeová, o Deus deles. O senhor não percebe que o Egito está arruinado?”
Assim, Moisés e Arão foram levados de volta a Faraó, e ele lhes disse: “Vão, sirvam a Jeová, seu Deus. Mas quem é que irá?”
Moisés respondeu: “Levaremos os nossos jovens, os nossos idosos, os nossos filhos, as nossas filhas, as nossas ovelhas e os nossos bois, porque realizaremos uma festividade para Jeová.”
Ele lhes disse: “Se um dia eu deixar que vocês saiam junto com os seus filhos, é porque Jeová realmente está com vocês! É claro que vocês têm más intenções.
Não! Só os homens podem ir e servir a Jeová, pois foi isso que vocês pediram.” Com isso eles foram expulsos da presença de Faraó.
Jeová disse então a Moisés: “Estenda a mão sobre a terra do Egito para chamar os gafanhotos, para que eles venham sobre a terra do Egito e devorem toda a vegetação do país, tudo o que o granizo deixou sobrar.”
Moisés estendeu imediatamente seu bastão sobre a terra do Egito, e Jeová fez soprar um vento leste sobre o país durante todo aquele dia e toda aquela noite. Quando amanheceu, o vento leste trouxe os gafanhotos.
E os gafanhotos vieram sobre toda a terra do Egito e desceram sobre todo o território do Egito. A praga foi devastadora. Nunca antes houve uma quantidade tão grande de gafanhotos, nem haverá de novo.
Eles cobriram a superfície do país inteiro, e aquela terra ficou escura por causa deles. Devoraram toda a vegetação e todos os frutos das árvores que o granizo havia deixado sobrar. Em toda a terra do Egito não ficou nada verde nas árvores nem na vegetação do campo.
Portanto, Faraó chamou apressadamente Moisés e Arão, e disse: “Pequei contra Jeová, seu Deus, e contra vocês.
Agora, por favor, perdoem só mais esta vez o meu pecado e supliquem a Jeová, seu Deus, que ao menos afaste de mim esta praga mortífera.”
Então ele se retirou da presença de Faraó e fez súplicas a Jeová.
Assim, Jeová mudou a direção do vento, fazendo soprar um forte vento oeste, que levou os gafanhotos embora e os lançou no mar Vermelho. Não sobrou nem um único gafanhoto em todo o território do Egito.
No entanto, Jeová deixou o coração de Faraó ficar endurecido, e ele não deixou os israelitas ir.
Então Jeová disse a Moisés: “Estenda a mão para os céus, para que haja escuridão sobre a terra do Egito, uma escuridão tão densa que possa ser apalpada.”
Moisés estendeu imediatamente a mão para os céus e houve uma densa escuridão em toda a terra do Egito, por três dias.
Eles não viam uns aos outros, e por três dias nenhum deles saiu do lugar onde estava, mas todos os israelitas tinham luz onde moravam.
Faraó chamou então Moisés e disse: “Vá, sirva a Jeová. Somente as suas ovelhas e os seus bois ficarão. Até os seus filhos poderão ir com vocês.”
Mas Moisés disse: “O senhor fornecerá também os animais para fazermos sacrifícios e ofertas queimadas, para oferecermos a Jeová, nosso Deus.
Nossos rebanhos também irão conosco. Não se deixará ficar nem um único animal, porque usaremos alguns deles para adorar a Jeová, nosso Deus, e nós não sabemos o que ofereceremos em adoração a Jeová até chegarmos lá.”
Então Jeová deixou o coração de Faraó ficar endurecido, e ele não concordou em deixá-los ir.
Faraó lhe disse: “Saia da minha presença! Não tente ver a minha face novamente, pois no dia em que vir a minha face, você morrerá.”
Diante disso Moisés disse: “Farei como o senhor falou; não tentarei ver a sua face novamente.”