Deuteronômio 21

21 “Se alguém for encontrado morto em algum campo da terra que Jeová, seu Deus, lhe como propriedade, e não se souber quem o matou,
seus anciãos e juízes devem sair e medir a distância entre o cadáver e as cidades ao redor.
Então os anciãos da cidade que estiver mais próxima do cadáver devem pegar uma novilha do rebanho, que nunca tenha sido usada para trabalhar e que nunca tenha puxado nada com um jugo,
e os anciãos daquela cidade devem levar a novilha para baixo, a um vale em que corra água, que não tenha sido lavrado nem semeado, e devem quebrar a nuca da novilha ali no vale.
“E os sacerdotes levíticos virão, porque Jeová, seu Deus, os escolheu para servi-lo, para proferir bênçãos em nome de Jeová. Eles dirão como devem ser resolvidos todos os casos que envolvem violência.
Então todos os anciãos da cidade que estiver mais próxima do cadáver devem lavar as mãos por cima da novilha cuja nuca foi quebrada no vale
e devem dizer: ‘Nossas mãos não derramaram este sangue, e nossos olhos não o viram ser derramado.
Não condene o teu povo Israel, que resgataste, ó Jeová, e não deixe que a culpa pelo sangue inocente permaneça entre o teu povo Israel.’ Então eles não terão culpa de sangue.
Assim você eliminará do seu meio a culpa pelo sangue inocente, fazendo o que é certo aos olhos de Jeová.
“Caso você à guerra contra os seus inimigos, e Jeová, seu Deus, os derrote para você, e você os leve cativos
e veja entre os cativos uma mulher bonita, se sinta atraído a ela e queira tomá-la como esposa,
então você pode trazê-la para casa. E ela deve raspar a cabeça, cortar as unhas,
tirar a roupa de cativeiro e morar na sua casa. Ela chorará por seu pai e sua mãe por um mês inteiro, e depois você poderá ter relações com ela; você se tornará seu marido, e ela se tornará sua esposa.
Mas, se você não se agradar dela, deve deixá-la ir para onde ela quiser. Mas não pode vendê-la por dinheiro nem tratá-la cruelmente, visto que você a humilhou.
“Se um homem tiver duas esposas e amar uma mais do que a outra, e as duas lhe tiverem dado filhos, e o filho primogênito for da menos amada,
então, no dia em que o homem der sua herança aos seus filhos, não lhe será permitido tratar como primogênito o filho da mais amada em prejuízo do filho da menos amada, que é de fato o primogênito.
Ele deve reconhecer como primogênito o filho da menos amada, dando-lhe uma porção dupla de tudo o que tiver, pois este é o primeiro fruto da sua faculdade reprodutiva. O direito de primogênito pertence a ele.
“Se um homem tiver um filho obstinado e rebelde, que não obedece ao seu pai nem à sua mãe, e eles tentaram corrigi-lo, mas ele se recusa a ouvi-los,
seu pai e sua mãe devem pegá-lo e levá-lo para fora aos anciãos, no portão da cidade,
e dizer aos anciãos da cidade: ‘Este nosso filho é obstinado e rebelde; ele se recusa a nos obedecer. É glutão e beberrão.’
Então todos os homens da cidade devem apedrejá-lo até a morte. Assim, elimine o mal do seu meio; e todo o Israel ouvirá a respeito disso e ficará com medo.
“Se um homem cometer um pecado que mereça a sentença de morte e for morto, e você o pendurar num madeiro,
seu cadáver não deve ficar a noite toda no madeiro. Você deve se certificar de enterrá-lo naquele dia, pois quem é pendurado num madeiro é amaldiçoado por Deus. Você não deve tornar impura a terra que Jeová, seu Deus, lhe como herança.