Deuteronômio 20
20 “Se você for à guerra contra os seus inimigos e vir que os cavalos, os carros de guerra e as tropas deles são mais numerosos do que os seus, não tenha medo deles, pois Jeová, seu Deus, que o tirou da terra do Egito, está com você.
Quando vocês estiverem para entrar em batalha, o sacerdote deve se aproximar e falar ao povo.
Ele deve lhes dizer: ‘Ouça, ó Israel, vocês estão para entrar em batalha contra os seus inimigos. Não desanimem. Não tenham medo, nem fiquem apavorados, nem tremam por causa deles,
pois Jeová, seu Deus, está marchando com vocês para lutar por vocês contra os seus inimigos e salvá-los.’
“Os oficiais também devem dizer ao povo: ‘Quem construiu uma casa nova e não a inaugurou? Retorne à sua casa. Senão poderá morrer na batalha e outro homem a inaugurará.
E quem plantou um vinhedo e ainda não colheu os seus frutos? Retorne à sua casa. Senão poderá morrer na batalha e outro homem colherá os seus frutos.
E quem ficou noivo de uma mulher e ainda não se casou com ela? Retorne à sua casa. Senão poderá morrer na batalha e outro homem se casará com ela.’
Os oficiais também devem perguntar ao povo: ‘Quem está com medo e desanimado? Retorne à sua casa, para que não deixe seus irmãos desanimados assim como ele.’
Quando os oficiais acabarem de falar ao povo, devem designar os chefes dos exércitos para liderar o povo.
“Se você se aproximar de uma cidade para lutar contra ela, deve lhe anunciar termos de paz.
Se ela lhe der uma resposta pacífica e abrir os portões para você, todo o povo encontrado ali se tornará seu para trabalhos forçados, e eles o servirão.
No entanto, se ela se recusar a fazer paz e guerrear contra você, você deve sitiá-la,
e Jeová, seu Deus, certamente a entregará nas suas mãos. Mate com a espada todo homem nela.
Mas as mulheres, as crianças, os rebanhos e tudo o que houver na cidade, todo o despojo dela, você pode saquear. E você comerá do despojo dos seus inimigos, que Jeová, seu Deus, lhe entregou.
“Você fará isso com todas as cidades bem distantes de você, que não forem cidades das nações que estão perto de você.
Mas não permita que nada que respira continue vivo nas cidades destes povos, as quais Jeová, seu Deus, lhe dá como herança.
Você deve entregá-los à destruição — os hititas, os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus e os jebuseus — assim como Jeová, seu Deus, lhe ordenou,
para que eles não ensinem vocês a imitar todas as coisas detestáveis que eles fazem para os seus deuses, levando-os a pecar contra Jeová, seu Deus.
“Se você sitiar uma cidade para tomá-la e estiver lutando contra ela por muito tempo, você não deve destruir suas árvores, erguendo um machado contra elas. Você pode comer delas, mas não deve cortá-las. Pois será que você deveria sitiar uma árvore do campo assim como faria com um homem?
Você pode destruir apenas a árvore que você souber que não serve para alimento. Pode cortá-la e construir obras de cerco contra a cidade que guerreia contra você, até que ela caia.