Deuteronômio 11

1“Ame a Jeová, seu Deus, e sempre cumpra a sua obrigação para com ele, seus decretos, suas decisões judiciais e seus mandamentos.
2Vocês sabem que hoje eu me dirijo a vocês, não aos seus filhos, que não conheceram nem viram a disciplina de Jeová, seu Deus, nem sua grandeza, sua mão poderosa e seu braço estendido.
3Eles não viram os sinais e os atos que ele realizou no Egito contra Faraó, rei do Egito, e contra toda a sua terra,
4nem o que ele fez aos exércitos do Egito, aos cavalos e aos carros de guerra de Faraó, que foram engolidos pelas águas do mar Vermelho quando eles perseguiam vocês, e Jeová os destruiu de uma vez para sempre.
5Eles não viram o que ele fez por vocês no deserto, até que vocês chegaram a este lugar,
6nem o que fez a Datã e Abirão, filhos de Eliabe, filho de Rubem, quando a terra se abriu diante dos olhos de todo o Israel e engoliu a eles e aos da sua casa, bem como suas tendas e todas as pessoas e animais que estavam com eles.
7Foram vocês que viram com os seus próprios olhos todos os grandes atos que Jeová realizou.
8“Guardem todos os mandamentos que hoje lhes dou, para que sejam fortes e atravessem para a terra a fim de tomar posse dela,
9e para que vivam por muito tempo na terra que Jeová jurou dar aos seus antepassados e à descendência deles, uma terra que mana leite e mel.
10“A terra da qual você vai tomar posse não é como a terra do Egito, de onde vocês saíram, onde você semeava a semente e irrigava com o pé, como uma horta.
11Mas a terra para a qual vocês estão prestes a atravessar e da qual tomarão posse é uma terra de montes e vales. Ela bebe a água da chuva dos céus,
12é uma terra da qual Jeová, seu Deus, está cuidando. Os olhos de Jeová, seu Deus, estão sempre sobre ela, do início do ano até o fim do ano.
13“E, se vocês obedecerem cuidadosamente aos mandamentos que hoje lhes ordeno, amarem a Jeová, seu Deus, e o servirem de todo o seu coração e de toda a sua alma,
14então darei chuva à sua terra no tempo determinado, a chuva do outono e a chuva da primavera, e você recolherá seus cereais, seu vinho novo e seu azeite.
15E darei vegetação nos seus campos para os seus rebanhos, e você comerá e ficará satisfeito.
16Tomem cuidado para que o seu coração não seja tentado a se desviar, adorar outros deuses e se curvar diante deles.
17Senão a ira de Jeová se acenderá contra vocês, e ele fechará os céus de modo que não choverá e a terra não dará a sua produção, e vocês desaparecerão depressa da boa terra que Jeová lhes dá.
18“Gravem estas minhas palavras no seu coração e na sua alma, e amarrem-nas como uma recordação na sua mão, e elas devem ser como uma faixa na sua testa.
19Ensinem-nas aos seus filhos, falando delas sentado na sua casa, andando pela estrada, ao se deitar e ao se levantar.
20Escreva-as nas laterais da entrada da sua casa e nos portões da cidade,
21para que vocês e seus filhos vivam por muito tempo na terra que Jeová jurou dar aos seus antepassados, pelo tempo em que os céus cobrirem a terra.
22“Se vocês obedecerem fielmente a estes mandamentos que lhes dou e os cumprirem, amando a Jeová, seu Deus, andando sempre nos seus caminhos e apegando-se a ele,
23Jeová expulsará todas estas nações de diante de vocês, e vocês tomarão posse da terra de nações maiores e mais numerosas do que vocês.
24Todo lugar em que pisarem se tornará seu: desde o deserto até o Líbano, e desde o rio, o rio Eufrates, até o mar ocidental. Esses serão os limites do seu território.
25Ninguém resistirá diante de vocês. Jeová, seu Deus, espalhará pavor e medo de vocês em toda a terra por onde andarem, assim como lhes prometeu.
26“Vejam, ponho hoje diante de vocês uma bênção e uma maldição:
27a bênção, se obedecerem aos mandamentos de Jeová, seu Deus, que hoje lhes ordeno;
28e a maldição, se não obedecerem aos mandamentos de Jeová, seu Deus, se vocês se desviarem do caminho que hoje lhes ordeno e se seguirem deuses que vocês não conhecem.
29“Quando Jeová, seu Deus, o fizer entrar na terra da qual você vai tomar posse, profira a bênção junto ao monte Gerizim e a maldição junto ao monte Ebal.
30Esses montes estão do outro lado do Jordão, ao oeste, na terra dos cananeus que moram no Arabá, em frente a Gilgal, junto às árvores grandes de Moré.
31Pois vocês vão atravessar o Jordão para entrar na terra que Jeová, seu Deus, lhes dá e para tomar posse dela. Quando tomarem posse dela e estiverem morando nela,
32tenham o cuidado de cumprir todos os decretos e as decisões judiciais que hoje ponho diante de vocês.