Deuteronômio 10
0 “Naquela ocasião, Jeová me disse: ‘Lavre duas tábuas de pedra iguais às primeiras e suba ao meu encontro no monte. Faça também uma arca de madeira.
E eu escreverei nas tábuas as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que você despedaçou; depois você deve colocá-las na arca.’
Fiz assim uma arca de madeira de acácia, lavrei duas tábuas de pedra iguais às primeiras e subi ao monte com as duas tábuas nas mãos.
Ele escreveu então nas tábuas as palavras que tinha escrito antes, os Dez Mandamentos, que Jeová lhes havia falado no monte, do meio do fogo, no dia em que a assembleia estava reunida; e Jeová as deu a mim.
Virei-me então e desci do monte, e coloquei as tábuas na arca que eu tinha feito. E elas continuam ali, assim como Jeová me havia ordenado.
“Então os israelitas partiram de Beerote Bene-Jaacã para Moserá. Ali Arão morreu e foi enterrado; e Eleazar, seu filho, começou a servir como sacerdote no lugar dele.
Dali partiram para Gudgodá, e de Gudgodá para Jotbata, uma terra de correntes de água.
“Naquela época, Jeová separou a tribo de Levi para carregar a Arca do Pacto de Jeová, para ficar perante Jeová e servi-lo, e para proferir bênçãos em Seu nome, assim como fazem até hoje.
É por isso que Levi não recebeu uma porção ou uma herança entre os seus irmãos. Jeová é a sua herança, assim como Jeová, seu Deus, lhe tinha dito.
Quanto a mim, fiquei no monte como na primeira vez, 40 dias e 40 noites, e Jeová me escutou também dessa vez; Jeová não quis destruir você.
Jeová me disse então: ‘Vá adiante do povo e prepare-se para partir, para que eles entrem na terra que lhes darei, conforme jurei aos antepassados deles, e para que tomem posse dela.’
“Agora, ó Israel, o que é que Jeová, seu Deus, pede de você? Apenas isto: que você tema a Jeová, seu Deus, que ande sempre nos seus caminhos, que o ame, que sirva a Jeová, seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma,
e que guarde os mandamentos e os decretos de Jeová, que hoje lhe ordeno, para o seu próprio bem.
Veja! A Jeová, seu Deus, pertencem os céus, sim, os céus dos céus, a terra e tudo o que nela há.
Mas foi apenas aos seus antepassados que Jeová se achegou e demonstrou seu amor; e ele escolheu vocês, a descendência deles, dentre todos os povos, assim como se vê hoje.
Agora purifiquem o seu coração e deixem de ser tão obstinados.
Pois Jeová, seu Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e que inspira temor, que não trata a ninguém com parcialidade nem aceita suborno.
Ele faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o residente estrangeiro, dando-lhe alimento e roupa.
Vocês também devem amar o residente estrangeiro, pois vocês foram residentes estrangeiros na terra do Egito.
“É a Jeová, seu Deus, que você deve temer, a ele é que deve servir e se apegar, e pelo seu nome deve jurar.
É a ele que deve louvar. Ele é o seu Deus, que fez por você todas essas coisas grandes e atemorizantes, que os seus próprios olhos viram.
Quando os seus antepassados desceram ao Egito, eram 70 pessoas; e agora, Jeová, seu Deus, fez você tão numeroso quanto as estrelas dos céus.