Atos 12

12 Naquela época, o rei Herodes começou a maltratar alguns da congregação.
2Ele mandou matar à espada Tiago, irmão de João.
3Ao ver que isso agradava aos judeus, prendeu também Pedro. (Isso aconteceu nos dias dos Pães sem Fermento.)
4Ele o prendeu e o pôs na prisão, entregando-o aos cuidados de quatro turnos de soldados, com quatro soldados cada um, com a intenção de apresentá-lo ao povo depois da Páscoa.
5De modo que Pedro ficou detido na prisão, mas a congregação orava intensamente a Deus por ele.
6Herodes estava para apresentar Pedro; naquela noite, ele estava dormindo, preso com duas correntes, entre dois soldados, e em frente à porta havia guardas que vigiavam a prisão.
7Mas, de repente, o anjo de Jeová apareceu, e uma luz brilhou na cela da prisão. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou, dizendo: “Levante-se depressa!” E as correntes caíram das mãos dele.
8O anjo lhe disse: “Vista-se e calce as sandálias”, e Pedro fez isso. Por fim, ele lhe disse: “Ponha a sua capa e siga-me.”
9Então ele saiu e o seguiu, mas não sabia que era real aquilo que estava acontecendo por meio do anjo. Na verdade, ele achou que estava tendo uma visão.
10Passaram pelo primeiro posto de guarda, pelo segundo, e chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. Ele se abriu sozinho. Depois de saírem, seguiram por uma rua e então, de repente, o anjo o deixou.
11Pedro, percebendo o que estava acontecendo, disse: “Agora sei, sem nenhuma dúvida, que Jeová enviou seu anjo e me livrou das mãos de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava que acontecesse.”
12Depois que ele entendeu isso, foi à casa de Maria, mãe de João, conhecido como Marcos, onde muitos estavam reunidos, orando.
13Quando bateu no portão de entrada, uma serva chamada Rode foi atender.
14Ao reconhecer a voz de Pedro, ela ficou tão contente que não abriu o portão, mas correu para dentro e contou que Pedro estava no portão.
15Disseram-lhe: “Você está louca.” Mas ela insistia que era verdade. E eles diziam: “É o anjo dele.”
16Mas Pedro continuou ali, batendo. Quando abriram, viram-no e ficaram pasmados.
17Então ele lhes fez sinal com a mão para que ficassem calados, contou-lhes em detalhes como Jeová o havia tirado da prisão e disse: “Contem essas coisas a Tiago e aos irmãos.” Assim, ele saiu e foi para outro lugar.
18Quando amanheceu, houve grande confusão entre os soldados, que se perguntavam o que teria acontecido com Pedro.
19Herodes o procurou cuidadosamente e, como não o achou, interrogou os guardas e mandou que fossem levados para punição; depois desceu da Judeia para Cesareia e passou algum tempo ali.
20Ele estava furioso com o povo de Tiro e de Sídon. Estes, então, de comum acordo foram ao encontro dele e, depois de convencerem Blasto, o administrador da casa do rei, pediram termos de paz, porque o país do rei supria a região deles de alimento.
21Num determinado dia, Herodes vestiu a roupa real, sentou-se no tribunal e começou a fazer um discurso público.
22Então o povo que estava reunido começou a gritar: “É a voz de um deus e não de um homem!”
23Instantaneamente o anjo de Jeová o feriu, porque não deu glória a Deus. E ele morreu comido por vermes.
24Mas a palavra de Jeová crescia e se espalhava.
25Quanto a Barnabé e Saulo, depois de terem terminado seu trabalho de prestar ajuda em Jerusalém, voltaram e levaram consigo João, que também era conhecido como Marcos.