2 Samuel 7

7 Quando o rei morava na sua casa, e Jeová lhe tinha dado descanso de todos os seus inimigos ao redor,
o rei disse a Natã, o profeta: “Veja, eu estou morando numa casa de cedros, enquanto a Arca do verdadeiro Deus está numa tenda.”
Então Natã disse ao rei: “Faça tudo o que o seu coração desejar, porque Jeová está com o senhor.”
Naquela mesma noite, Natã recebeu a seguinte palavra de Jeová:
“Vá e diga ao meu servo Davi: ‘Assim diz Jeová: “Por que você deveria construir uma casa para eu morar?
Eu nunca morei numa casa desde o dia em que tirei o povo de Israel do Egito até hoje, mas tenho mudado de um lugar para outro, numa tenda e num tabernáculo.
Durante todo o tempo em que andei com todos os israelitas, será que alguma vez perguntei a um dos líderes das tribos de Israel a quem designei para pastorear meu povo Israel: ‘Por que vocês não construíram uma casa de cedros para mim?’”’
Agora diga o seguinte ao meu servo Davi: ‘Assim diz Jeová dos exércitos: “Eu o tirei das pastagens, de detrás do rebanho, para que se tornasse líder do meu povo Israel.
Estarei com você aonde quer que você for e vou eliminar todos os seus inimigos de diante de você. E farei um grande nome para você, igual ao nome dos grandes homens da terra.
Designarei um lugar ao meu povo Israel e os estabelecerei ali. Eles morarão nesse lugar e não serão mais perturbados; os maus não os oprimirão mais como fizeram no passado,
desde o dia em que designei juízes sobre o meu povo Israel. Vou dar a você descanso de todos os seus inimigos. “‘“Além disso, Jeová lhe diz que Jeová edificará uma casa para você.
Quando chegar o fim dos seus dias e você descansar com os seus antepassados, farei surgir o seu descendente, seu próprio filho, e estabelecerei firmemente o reino dele.
É ele quem construirá uma casa para o meu nome, e eu estabelecerei firmemente o trono do seu reino para sempre.
Eu me tornarei seu pai e ele se tornará meu filho. Quando ele fizer o que é errado, vou puni-lo com a vara dos homens e com os golpes dos filhos dos homens.
Não retirarei dele o meu amor leal, assim como retirei de Saul, a quem removi de diante de você.
Quanto a você, sua casa e seu reino estarão firmes diante de você para sempre; seu trono ficará firmemente estabelecido para sempre.”’”
Natã transmitiu a Davi todas essas palavras e toda essa visão.
Em vista disso, o rei Davi entrou e se sentou diante de Jeová, e disse: “Quem sou eu, ó Soberano Senhor Jeová? E o que é a minha casa, para que me tenhas feito chegar até aqui?
Como se isso não bastasse, ó Soberano Senhor Jeová, também me falas que a casa do teu servo permanecerá até um tempo distante no futuro; e isso é lei para toda a humanidade, ó Soberano Senhor Jeová.
O que mais eu, o teu servo Davi, posso te dizer, visto que me conheces tão bem, ó Soberano Senhor Jeová?
Por causa da tua palavra e de acordo com o teu coração, fizeste todas essas grandes coisas e as revelaste ao teu servo.
É por isso que tu és realmente grande, ó Soberano Senhor Jeová. Não ninguém igual a ti, e não Deus além de ti tudo o que ouvimos confirma isso.
Que outra nação na terra é como o teu povo Israel? Deus os resgatou como o seu povo, fazendo um nome para si por realizar coisas grandes e atemorizantes por eles. Expulsaste as nações e os seus deuses em benefício do teu povo, que resgataste para ti do Egito.
Estabeleceste teu povo Israel como teu próprio povo para sempre; e tu, ó Jeová, te tornaste seu Deus.
“Agora, ó Jeová Deus, cumpre para sempre a promessa que fizeste a respeito do teu servo e da casa dele, e que tu faças assim como prometeste.
Que teu nome seja enaltecido para sempre, para que as pessoas digam: ‘Jeová dos exércitos é Deus sobre Israel’, e que a casa do teu servo Davi seja firmemente estabelecida diante de ti.
Pois tu, Jeová dos exércitos, Deus de Israel, fizeste uma revelação ao teu servo, dizendo: ‘Edificarei uma casa para você.’ Por isso é que o teu servo teve coragem de fazer esta oração a ti.
Ó Soberano Senhor Jeová, tu és o verdadeiro Deus e as tuas palavras são verdade, e tu prometeste essas coisas boas ao teu servo.
Portanto, que seja do teu agrado abençoar a casa do teu servo e que ela permaneça para sempre diante de ti, pois tu prometeste isso, ó Soberano Senhor Jeová, e que a casa do teu servo seja abençoada para sempre com a tua bênção.”