2 Samuel 6

6 Davi reuniu novamente todos os melhores soldados de Israel, 30.000.
Então Davi e todos os homens que estavam com ele foram a Baal-Judá para buscar a Arca do verdadeiro Deus, diante da qual se invoca o nome de Jeová dos exércitos, que está sentado em seu trono acima dos querubins.
No entanto, eles colocaram a Arca do verdadeiro Deus numa carroça nova para levá-la da casa de Abinadabe, que ficava na colina. Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, conduziam a carroça.
Assim, eles levaram a Arca do verdadeiro Deus da casa de Abinadabe, que ficava na colina. Aiô caminhava na frente da Arca.
Davi e toda a casa de Israel festejavam perante Jeová com todo tipo de instrumentos de madeira de junípero, com harpas e outros instrumentos de cordas, com pandeiros, com chocalhos e com címbalos.
Mas, quando chegaram à eira de Nacom, Uzá estendeu a mão e segurou a Arca do verdadeiro Deus, pois os bois quase a derrubaram.
Então a ira de Jeová se acendeu contra Uzá, e o verdadeiro Deus o executou ali mesmo pelo seu ato irreverente, e ele morreu ali, ao lado da Arca do verdadeiro Deus.
Mas Davi ficou indignado porque a ira de Jeová tinha irrompido contra Uzá. E aquele lugar é chamado de Peres-Uzá até hoje.
Davi ficou com medo de Jeová naquele dia e disse: “Como poderei levar a Arca de Jeová para a minha cidade?”
Davi não quis mais levar a Arca de Jeová para onde ele estava, na Cidade de Davi. Em vez disso, Davi ordenou que ela fosse levada à casa de Obede-Edom, o geteu.
A Arca de Jeová ficou na casa de Obede-Edom, o geteu, por três meses; e Jeová abençoava Obede-Edom e a todos os da sua casa.
Relatou-se ao rei Davi: “Jeová abençoou a casa de Obede-Edom e tudo o que pertence a ele por causa da Arca do verdadeiro Deus.” Então Davi foi com alegria à casa de Obede-Edom para buscar a Arca do verdadeiro Deus e levá-la para a Cidade de Davi.
Quando os que carregavam a Arca de Jeová tinham dado seis passos, ele sacrificou um touro e um bezerro gordo.
Davi estava dançando diante de Jeová com todas as suas forças; e Davi usava um éfode de linho.
Davi e toda a casa de Israel estavam levando a Arca de Jeová com gritos de alegria e ao som da buzina.
Mas, quando a Arca de Jeová chegou à Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, olhou pela janela e viu o rei Davi pulando e dançando diante de Jeová; e ela começou a desprezá-lo no coração.
Então levaram a Arca de Jeová para a tenda que Davi havia armado para ela e a colocaram no seu lugar. Depois, Davi fez ofertas queimadas e sacrifícios de participação em comum perante Jeová.
Quando Davi acabou de fazer as ofertas queimadas e os sacrifícios de participação em comum, abençoou o povo em nome de Jeová dos exércitos.
Além disso, ele distribuiu a todo o povo, a toda a multidão de Israel, a cada homem e a cada mulher, um pão em forma de anel, um bolo de tâmaras e um bolo de passas. Depois todo o povo partiu, cada um para a sua casa.
Quando Davi voltou para abençoar os da sua casa, Mical, filha de Saul, foi ao encontro dele. Ela disse: “Como o rei de Israel se fez glorioso hoje, despindo-se aos olhos das escravas dos seus servos, assim como faz um tolo!”
Então Davi disse a Mical: “Eu estava festejando perante Jeová, que escolheu a mim em vez de a seu pai e todos os da sua casa, e me designou como líder do povo de Jeová, Israel. Por isso vou festejar perante Jeová,
e me humilharei ainda mais e serei rebaixado até mesmo aos meus próprios olhos. Mas eu serei glorificado pelas escravas que você mencionou.”
Assim, Mical, filha de Saul, não teve nenhum filho até o dia da sua morte.