2 Reis 8

8 Eliseu disse à mulher cujo filho ele tinha trazido de volta à vida: “Vá com os da sua casa e more como estrangeira onde puder, pois Jeová declarou que haverá uma fome no país, e ela durará sete anos.”
Portanto, a mulher fez o que o homem do verdadeiro Deus disse. Ela foi com os da sua casa e ficou morando na terra dos filisteus por sete anos.
Depois de sete anos, a mulher voltou da terra dos filisteus e foi pedir ao rei que lhe devolvessem a sua casa e o seu campo.
O rei estava falando com Geazi, o ajudante do homem do verdadeiro Deus, e disse: “Por favor, conte-me todas as coisas grandiosas que Eliseu tem feito.”
Justamente quando ele contava ao rei como Eliseu tinha feito o morto voltar a viver, chegou a mulher cujo filho ele tinha trazido de volta à vida, pedindo ao rei a sua casa e o seu campo. Geazi disse imediatamente: “Meu senhor, o rei, esta é a mulher e este é o filho dela, que Eliseu trouxe de volta à vida.”
Então o rei perguntou à mulher como isso tinha acontecido, e ela lhe contou a história. O rei colocou então à disposição dela um oficial da corte, dizendo: “Devolva tudo o que lhe pertence e todo o valor da produção do seu campo, desde o dia em que ela deixou o país até agora.”
Eliseu foi a Damasco na mesma época em que Ben-Hadade, rei da Síria, estava doente. Portanto informaram-lhe: “O homem do verdadeiro Deus está aqui.”
O rei disse então a Hazael: “Vá ao encontro do homem do verdadeiro Deus e leve um presente. Consulte a Jeová por meio dele, perguntando se eu vou me recuperar desta doença.”
Hazael foi ao encontro de Eliseu e levou um presente, todo tipo de coisas boas de Damasco, carregado por 40 camelos. Ele chegou, ficou diante dele e disse: “Seu filho, Ben-Hadade, rei da Síria, enviou-me ao senhor para perguntar: ‘Vou me recuperar desta doença?’”
Eliseu lhe respondeu: “Vá e diga-lhe: ‘O senhor com certeza se recuperará’; mas Jeová me mostrou que ele certamente morrerá.”
E Eliseu ficou olhando fixamente para ele, até que Hazael ficou constrangido. Então o homem do verdadeiro Deus começou a chorar.
Hazael perguntou: “Por que está chorando, meu senhor?” Ele respondeu: “Porque sei o mal que você fará ao povo de Israel. Você incendiará suas fortificações, matará à espada os melhores homens, despedaçará as crianças e rasgará o ventre das mulheres grávidas.”
Hazael disse: “Como poderia o seu servo, que não passa de um cão, fazer essas coisas?” Mas Eliseu respondeu: “Jeová me mostrou que você será rei sobre a Síria.”
Então ele saiu de diante de Eliseu e voltou ao seu senhor, que lhe perguntou: “O que Eliseu lhe disse?” Ele respondeu: “Ele disse que o senhor com certeza se recuperará.”
Mas, no dia seguinte, Hazael pegou uma colcha, mergulhou-a em água e segurou-a sobre o rosto do rei até ele morrer. E Hazael tornou-se rei no seu lugar.
No quinto ano de Jeorão, filho de Acabe, rei de Israel enquanto Jeosafá era rei de Judá —, Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá, tornou-se rei.
Ele tinha 32 anos de idade quando se tornou rei, e reinou por oito anos em Jerusalém.
Ele andava no caminho dos reis de Israel, assim como os da casa de Acabe tinham feito, pois a filha de Acabe havia se tornado sua esposa; e ele fazia o que era mau aos olhos de Jeová.
Mas Jeová não quis destruir Judá, por causa de Davi, seu servo, visto que lhe tinha prometido dar uma lâmpada, a ele e aos seus filhos para sempre.
Nos dias de Jeorão, Edom se rebelou contra Judá e estabeleceu o seu próprio rei.
Por isso, Jeorão foi a Zair com todos os seus carros de guerra. De noite, ele atacou e derrotou os edomitas que cercavam a ele e aos chefes dos carros de guerra; e os soldados fugiram para as suas tendas.
Mas a revolta de Edom contra Judá continua até hoje. Libna também se rebelou naquela época.
Quanto aos outros acontecimentos da história de Jeorão, tudo o que ele fez, não estão escritos no livro da história da época dos reis de Judá?
Então Jeorão descansou com os seus antepassados e foi enterrado com os seus antepassados na Cidade de Davi. E Acazias, seu filho, tornou-se rei no seu lugar.
No décimo segundo ano de Jeorão, filho de Acabe, rei de Israel, Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá, tornou-se rei.
Acazias tinha 22 anos de idade quando se tornou rei, e reinou por um ano em Jerusalém. O nome da sua mãe era Atalia, neta de Onri, rei de Israel.
Acazias andava no caminho da casa de Acabe e fazia o que era mau aos olhos de Jeová, assim como os da casa de Acabe faziam, pois o seu pai era casado com uma mulher da casa de Acabe.
E ele foi com Jeorão, filho de Acabe, guerrear contra Hazael, rei da Síria, em Ramote-Gileade, mas os sírios feriram Jeorão.
Portanto, o rei Jeorão voltou a Jezreel para se recuperar dos ferimentos que os sírios lhe causaram em Ramá, quando lutou contra Hazael, rei da Síria. E Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá, desceu a Jezreel para visitar Jeorão, filho de Acabe, porque ele estava ferido.