2 Crônicas 23

23 No sétimo ano, Jeoiada agiu com coragem e fez um pacto com os chefes de cem, a saber, Azarias, filho de Jeroão, Ismael, filho de Jeoanã, Azarias, filho de Obede, Maaseias, filho de Adaías, e Elisafate, filho de Zicri.
Depois percorreram Judá e reuniram os levitas de todas as cidades de Judá, bem como os cabeças das casas paternas de Israel. Quando chegaram a Jerusalém,
toda a congregação fez um pacto com o rei na casa do verdadeiro Deus, e depois Jeoiada lhes disse: “Vejam! O filho do rei reinará, assim como Jeová prometeu a respeito dos filhos de Davi.
Façam o seguinte: um terço dos sacerdotes e dos levitas que estarão a serviço no sábado servirão como porteiros,
outro terço ficará na casa do rei, e o outro terço ficará no Portão do Alicerce; e todo o povo ficará nos pátios da casa de Jeová.
Não deixem ninguém entrar na casa de Jeová, exceto os sacerdotes e os levitas que estiverem prestando serviço. Esses poderão entrar porque são um grupo santo, e todo o povo cumprirá a sua obrigação para com Jeová.
Os levitas devem ficar em volta do rei, cada um com as suas armas na mão. Quem entrar na casa será morto. Fiquem com o rei aonde quer que ele for.”
Os levitas e todo o Judá fizeram exatamente o que Jeoiada, o sacerdote, tinha ordenado. Portanto, cada um reuniu os seus homens que estavam a serviço no sábado e os que estavam de folga no sábado, pois Jeoiada, o sacerdote, não tinha dispensado as turmas do seu serviço.
Jeoiada, o sacerdote, deu então aos chefes de cem as lanças, os escudos pequenos e os escudos redondos que tinham pertencido ao rei Davi e que estavam na casa do verdadeiro Deus.
E colocou todos os homens nas suas posições, cada um com a sua arma na mão, desde o lado direito da casa até o lado esquerdo da casa, junto ao altar e junto à casa, em volta do rei.
Então trouxeram para fora o filho do rei, puseram sobre ele a coroa e o Testemunho e o fizeram rei; e Jeoiada e seus filhos o ungiram. Depois disseram: “Viva o rei!”
Quando Atalia ouviu o barulho do povo correndo e louvando o rei, foi imediatamente até o povo na casa de Jeová.
Então ela viu o rei em junto à coluna, na entrada. Os príncipes e os que tocavam as trombetas estavam com o rei; todo o povo se alegrava e tocava trombetas, e os cantores, com instrumentos musicais, lideravam os louvores. Em vista disso, Atalia rasgou a sua roupa e gritou: “Conspiração! Conspiração!”
Mas Jeoiada, o sacerdote, enviou os chefes de cem, os encarregados do exército, dizendo: “Tirem-na do meio das fileiras, e matem à espada quem for atrás dela!” Pois o sacerdote tinha dito: “Não a matem dentro da casa de Jeová.”
Eles a pegaram e a levaram até a entrada do Portão dos Cavalos, na casa do rei; assim que chegaram ali, eles a mataram.
Então Jeoiada fez um pacto entre si mesmo, todo o povo e o rei, segundo o qual continuariam a ser o povo de Jeová.
Depois disso, todo o povo foi à casa de Baal e a demoliu; despedaçaram seus altares e as imagens dele e executaram Matã, sacerdote de Baal, diante dos altares.
Então Jeoiada colocou a supervisão da casa de Jeová nas mãos dos sacerdotes e dos levitas, os quais Davi tinha organizado em turmas para servir na casa de Jeová, oferecendo os sacrifícios queimados de Jeová, conforme está escrito na Lei de Moisés, com alegria e com cânticos, segundo as instruções de Davi.
Ele também colocou os porteiros nos portões da casa de Jeová, para que não entrasse ninguém que de algum modo estivesse impuro.
Depois reuniu os chefes de cem, os nobres, os governantes do povo e todo o povo, e eles acompanharam o rei para baixo, da casa de Jeová para a casa do rei, pelo portão superior; e fizeram o rei sentar-se no trono real.
Assim, todo o povo se alegrou e a cidade ficou em paz, visto que Atalia tinha sido morta à espada.