2 Crônicas 22

22 Então os habitantes de Jerusalém fizeram do filho mais novo de Jeorão, Acazias, rei no seu lugar, pois o bando de saqueadores que tinha vindo com os árabes ao acampamento havia matado todos os filhos mais velhos. Assim, Acazias, filho de Jeorão, começou a reinar em Judá.
Acazias tinha 22 anos de idade quando se tornou rei, e reinou por um ano em Jerusalém. O nome da sua mãe era Atalia, neta de Onri.
Acazias também andava nos caminhos da casa de Acabe, pois a sua mãe o aconselhava a fazer o que era mau.
E ele fazia o que era mau aos olhos de Jeová, assim como os da casa de Acabe faziam; pois, após a morte do seu pai, eles tinham se tornado seus conselheiros, para a ruína dele.
Ele seguiu o conselho deles e foi com Jeorão, filho de Acabe, rei de Israel, guerrear contra Hazael, rei da Síria, em Ramote-Gileade, onde os arqueiros feriram Jeorão.
Jeorão voltou a Jezreel para se recuperar dos ferimentos que lhe causaram em Ramá, quando lutou contra Hazael, rei da Síria. E Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá, desceu a Jezreel para visitar Jeorão, filho de Acabe, porque ele estava ferido.
Mas, por meio dessa visita a Jeorão, Deus causou a ruína de Acazias. Quando ele chegou lá, saiu com Jeorão ao encontro de Jeú, neto de Ninsi, a quem Jeová havia ungido para eliminar a casa de Acabe.
Quando Jeú começou a executar o julgamento contra a casa de Acabe, ele encontrou os príncipes de Judá e os filhos dos irmãos de Acazias, ajudantes de Acazias, e os matou.
Depois ele foi procurar Acazias; seus homens o capturaram em Samaria, onde ele estava escondido, levaram-no a Jeú e o mataram. Depois o enterraram, pois disseram: “Ele é neto de Jeosafá, que buscou a Jeová de todo o coração.” Não havia ninguém da casa de Acazias que pudesse governar o reino.
Quando Atalia, mãe de Acazias, viu que seu filho tinha morrido, exterminou toda a linhagem real da casa de Judá.
Mas Jeosabeate, filha do rei, tirou Jeoás, filho de Acazias, dentre os filhos do rei que iam ser mortos e o escondeu num quarto junto com a sua ama. Jeosabeate, filha do rei Jeorão (ela era esposa do sacerdote Jeoiada e irmã de Acazias), conseguiu mantê-lo escondido de Atalia, de modo que ela não o matou.
Ele ficou escondido com eles na casa do verdadeiro Deus por seis anos, enquanto Atalia reinava sobre o país.